Moara Fontanelli e sua missão em Moçambique.

Meu nome é Moara Fontanelli Castilho, em 2016 fui a Moçambique pela primeira vez para conhecer o trabalho Evangelístico e Social e me Apaixonei. Desde 2017 eu e meu Esposo Matheus Ismael vamos juntos todos os anos. 

Moara Fontanelli e sua missão em Moçambique.

Conhece as vantagens do CRM?

Conhece as vantagens do CRM?

Numa era virada às tecnologias, o retalho para conseguir acompanhar as novas tendências, precisa criar novos caminhos que, respondam às necessidades crescentes dos consumidores e que, preencham as suas expectativas.

 

Uma grande empresa antecipa as necessidades dos seus clientes, muitas vezes antes de eles sentirem efetivamente essa falta. O histórico dos clientes vale ouro. Estar sempre informado sobre como é o cliente, é essencial para que toda a abordagem possa ser executada da melhor forma possível. É importante envolver os clientes com a empresa, criando proximidade, seja por meio de contatos pessoais - H2H - interação digital e/ou promoções exclusivas.

 

A venda é só o início do relacionamento com o cliente. O CRM é algo que vai muito além de um software, ele apoia a cultura de colocar o cliente em primeiro lugar, afim de obter todas suas as informações, facilitando que consiga identificar previamente as suas necessidades e desejos, procurando oferecer sempre uma proposta de valor diferenciada.

 

Com um CRM - Customer Relationship Management, sempre atualizado, além de consultar todo o histórico do cliente, fundamental para o primeiro passo do relacionamento, poderá com essa informação proporcionar um melhor atendimento diferenciado e/ou experiência possível, aplicando-se o mesmo no serviço pós-venda.  

 

O software ajuda nestas tarefas, analisando os objetivos, as vendas e a fidelização dos clientes. Organiza as informações de contas e contatos em tempo real, simplificando todo o processo ao invés do que habitualmente se utiliza, ficheiros de excel complexos.  Assim, as informações são passadas como leads para toda a empresa, podendo ser atualizadas a qualquer momento de forma rápida e eficaz, estando sempre acessíveis para todos.

 

É importante lembrar que somente as informações que sejam relevantes é que devem ser recolhidas. Também é imperativo registar qualquer contato que for efetuado com o cliente e inserir no CRM o assunto dessa conversa, seja como sugestão, elogio, reclamação, solicitações ou outras. Além disso, é importante identificar a forma e/ou canal usado no contato com o cliente, se pessoalmente, por telefone, e-mail, redes sociais ou mensagens instantâneas, por exemplo. A ideia é que as informações, que são o verdadeiro valor da empresa, não fiquem espalhadas e fragmentadas na cabeça dos vendedores e demais funcionários da empresa e que sirvam para que a empresa aprimore constantemente os seus produtos, serviços e atendimento.

 

Por fim, existem informações relevantes sobre os produtos e/ou serviços que podem agregar informações na hora de analisar/organizar a rotina operacional da empresa. Por exemplo, pode analisar que a equipa de vendas precisa melhorar a angariação de novos clientes, tal como, pode dar uma maior previsão sobre promoções e campanhas por meio de interpretação de atividades analíticas, neste caso, os dados poderão indicar tendências, hábitos de compra e até campanhas de marketing que têm mais efeito sobre seus clientes.

 

CRM - Customer Relationship Management tem como objetivo auxiliar a “atender” o cliente da melhor forma possível, eis algumas das suas vantagens:

  • Automatização dos processos

  • Acompanhar e conquistar novos leads

  • Fidelizar e auxiliar na gestão de clientes

  • Segmentar os clientes por necessidade/interesse e, com isso, oferecer ações mais assertivas e qualificadas para o seu público alvo

  • Antecipar os desejos/necessidades dos clientes com base nos contatos/vendas anteriores

  • Agendamento de tarefas/lembretes para contatar os clientes

  • Ter conhecimento das preferências dos clientes

  • Melhoria do Serviço de Apoio ao Cliente/Suporte Técnico

  • Ter informação on timing

  • Facilidade para fechar negócios de maneira mais rápida

  • Aumento das vendas e da rentabilidade da empresa

As vantagens são muitas e as desvantagens - ainda - não são visíveis, porque o CRM, é uma importante melhoria nos processos de qualquer empresa e no auxilio do atendimento ao cliente.

Artigo : Arnaldo Andrade

addandrade@gmail.com

https://twitter.com/adiasandrade

Conhece as vantagens do CRM?