Receitas para fazer com as crianças nas férias

Férias da molecada é sempre um desafio para os pais. Manter a criançada ocupada não é uma tarefa das mais fáceis, mas pode ser bem divertido com um pouco de planejamento. Já pensou em ir para cozinha em família? Tem várias receitas que as crianças podem fazer (claro, com a supervisão de um adulto).

Então confira nossa seleção:

1. Muffin Misto Quente, super prático de fazer! A massa é feita com pão picado! Receitinha que as crianças adoram!!!
Como fica com gosto de misto quente, eu resolvi dar esse nome para receita. No lugar da massa, ele leva pão de forma picado, fica muito leve e saboroso e claro, se você quiser pode adicionar os ingredientes que gostar.

Ingredientes:
3 fatias de pão de forma sem casca.
5 fatias de queijo mozzarella.
5 fatias de presunto.
1 colher (café) de orégano.
2 ovos.
½ lata (ou caixinha) de creme de leite sem soro.
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

muffim-misto-2.jpg

Modo de Fazer:
Pique o pão em cubos. Corte em pedacinhos o presunto e a mozarela e junte ao pão. Misture os ovos com o creme de leite e o orégano. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Junte aos demais ingredientes. Se não tiver forma como a minha, coloque em forminhas para cupcake ou forminhas de empada. Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 10 a 20 minutos (depende do seu forno).
Rendimento: 6 unidades.

Para ver essa receita em um videozinho com menos de dois minutos é só acessar aqui: 

2. “Biscoitinho maravilha” que derrete na boca e só leva 4 ingredientes! Dá para colocar as crianças para brincar de modelar figuras divertidas!

Gente eu sou vi-ci-a-da neste biscoito. Eu acho MUITO delicinha! Ele derrete na boca! E o melhor é que não vai muita gordura e nem muito açúcar! E também não leva farinha de trigo, só amido. É super fácil de fazer.  Eu gosto de fazer com mascavo, acho bem mais saboroso do que com açúcar refinado, mas se quiser, pode usar.

Ingredientes:
1 ovo
70g de manteiga ou margarina para uso culinário (aquelas de tablete)
1/2 xic. (chá) açúcar mascavo
Amido de milho até dar ponto

Deixo a manteiga amolecer em temperatura ambiente e misturo com o ovo e o açúcar, aí é só ir adicionando o amido até ficar uma massa bem lisinha igual massinha de modelar de criança. A quantidade depende muito do tamanho do ovo, eu aconselho a ter uma caixa grande amido de 500g para não ficar no sufoco, mas vc vai usar muito menos que isso.

Faça o formato que quiser. Eu faço uma cobrinha e corto com a faca igual nhoque (gnocchi) aí amasso cada pedacinho com o garfo para fazer as marquinhas.



Leve para assar em forno preaquecido em 200ºC mas é importante ficar de olho porque assa rápido (de 12 a 20 minutos dependendo do forno). Quando começar a dourar levemente embaixo já pode tirar. Ela fica branquinha mesmo. Rende bastante, mas não pesei para saber. Fico devendo.

3. Hamburgão de forno é uma delícia e muito fácil de fazer! Você pode usar pães comprados e só tem o trabalho de montar!

Sabe uma receita boa para servir uma galera de uma vez só? Essa!
Se você se classifica no nível 1 de preguiça você usa pão de leite comprado pronto como fiz aqui. Mas se você está empolgada (o) para cozinhar pode fazer o próprio pão com uma receita delicinha que eu também já ensinei.

Link para a receita do pão:
http://panelaterapia.com/2010/11/paozinho-de-leite-fofissimo.html

Para fazer o hamburgão (o recheio propriamente dito) para 6 pessoas, você vai precisar de 600g de carne moída temperada que você vai espalhar em uma forma e levar ao forno.
Aí é só cortar os pães sem soltar uns dos outros, colocar a carne assada, o queijo e tomate. Por cima espalhe manteiga derretida e parmesão e volte ao forno 5 minutinhos.

Receitinha beeeem truqueira essa heim? Mas quebra um galho para quem, como eu, tem tão pouco tempo que tem que escolher comer ou tomar banho (exagerei, eu tomo banho viu? hahahaha).

Se quiser ver em detalhes como eu fiz, é só apertar o play:

4. Brigadeirão de Caneca feito no micro-ondas é uma ótima pedida para deixar a criançada colocar a mão na massa:

Sabe aquela vontade repentina de comer um doce e não tem nenhuma sobremesa pronta na geladeira? Então, essa receitinha te salva!
Com toda minha sinceridade que vocês já conhecem, não, não é a melhor sobremesa do mundo, nem é melhor que a versão original assada lentamente no forno, mas quebra um galho grande viu?

Ingredientes:
4 col. (sopa) de leite;
4 col. (sopa) de leite condensado;
1 col.(sopa) de chocolate em pó;
1 ovo.
* Manteiga pra untar a caneca e granulado pra decorar.

*IMPORTANTE
– A caneca tem que ter capacidade de 300ml senão derrama.
– Se o seu micro-ondas tem regulagem de potência, coloque em potência média ou 5 e pare o tempo a cada 1 minuto para ver se já cozinhou. Quanto mais lentamente cozinhar mais cremoso fica. O tempo pode variar conforme a marca do micro-ondas.

5. Pão de Queijo. Essa versão de liquidificador fica muito gostosa e rende bastante! As crianças amam!!!

Eu confesso que não botava muita fé nessa receita. Eu já tinha comido na casa de pessoas diferentes e sempre achava que faltava “sustância”… sei lá, ficava meio murcho, meio oco, até que esses dias resolvi dar uma chance para o tal pão de queijo e não é que adorei?

Eu coloquei um pouco mais de queijo do que o recomendado e misturei os dois polvilhos (doce e azedo), e acho que fez toda a diferença! Essa quantidade abaixo rende 10 unidades grandes. Olha que receita mais fácil:

Ingredientes:
1 ovo;
1/4 xíc. (chá) de óleo (60ml);
1/2 xíc. (chá) de leite (120ml);
4 fatias de queijo muçarela;
1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão;
1 col. (chá) de sal;
1 xíc. (chá) de polvilho (a receita dizia que pode ser doce ou azedo, usei ambos, meio a meio).

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma de cupcake com óleo, preencha 2/3 de cada cavidade da forma e leve para assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar levemente por cima (aproximadamente 25 min).
* Pode ser congelado depois de frio por até 3 meses.

6. Copinho Prestígio: mais uma opção gostosa e divertida para as férias:

Feriado combina com docinho de copinhogostoso e por isso hoje tem mais uma opção bem simples de sobremesa que todo mundo adora! Esse docinho também faz sucesso nas festinhas. O coco da receita pode ser substituído por nozes ou amendoim picado, fica igualmente uma delícia.

Ingredientes do creme branco (beijinho cremoso):
– 1 lata de leite condensado;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 50g. de coco ralado;
– 1/2 lata de creme de leite sem soro.

Ingredientes da ganache de chocolate:
– 60g. de chocolate meio amargo;
– 1/2 lata de creme de leite.

Modo de fazer o beijinho cremoso: 
Leve todos os ingredientes (menos o creme de leite) ao fogo médio, misture bem e quando começar a ferver abaixe o fogo pra mínimo e continue mexendo sem parar por mais 1 ou 2 minutos. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Deixe esfriar e coloque nos copinhos.

Modo de fazer a ganache de chocolate:
Leve o chocolate e creme de leite ao micro-ondas em potência máxima por 30 segundos, mexa bem até derreter, se for preciso volte ao micro-ondas por mais 15 segundos. Espere esfriar e coloque sobre o beijinho. Decore com coco ralado.

Se quiser ver como fiz em 1 minutinho é só acessar o vídeo neste link: bit.ly/copinhoprestigio ou dar play:

7. Tortinha com Massa de Pastel é mais uma receita divertida que vai conquistar o coração dos pequenos.

Essa é uma receita muito prática! Ótima para fazer como entradinha ou servir como petisco. Dá para soltar a imaginação no recheio. Já fiz de brócolis com bacon, de frango com catupiry, carne moída, todas ficam maravilhosas! Você também pode criar versões doces e assar do mesmo jeito!

Ingredientes:
– 1/2 xíc. (chá) de bacon
– 1/2 cebola
– 1/2 xic. (chá) de milho cozido
– 2 col. (sopa) de cheiro-verde
– 1 col. (sopa) de amido de milho
– 100ml de leite
– sal e pimenta-do-reino à gosto
– massa de pastel
– 2 col. (sopa) de parmesão
– 2 ovos levemente batidos

Frite o bacon na própria gordura, adicione a cebola, em seguida o milho e o cheiro-verde. Junte o amido e misture bem. Acrescente o leite e mexa até formar um creminho grosso. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe esfriar.
Quando a mistura estiver fria junte o parmesão e os ovos e misture.
Coloque a massa de pastel na forma, preencha com o recheio e leve para assar e 200ºC até dourar. É rapidinho, coisa de 8 a 15 minutos.

Essa quantidade de recheio dá para fazer de 6 a 10 unidades dependendo do quanto você colocar de recheio em cada uma.

Para ver o vídeo da receita acesse: https://youtu.be/qGLNw2YHAPg
Ou aperte o play!

8. Pizza de Frigideira: já pensou o quanto seus filhos vão ficar orgulhosos de prepararem a própria pizza? Essa massa é muito fácil de fazer e fica muito crocante!

Essa massinha chamada Flatbread, que não leva fermento, não precisa sovar demais e nem crescer.

Desde que comi Flatbreadno Outback eu estava doida para testar essa receita em casa. Nada mais é do que uma massa fina e crocante que não leva fermento. Eu acho que lá eles assam no forno ou na chama usando uma chapa grande, porque o formato é retangular, mas eu fiz redonda e na frigideira e também deu muito certo, ficou muuuito semelhante. A massa é ótima, facílima de fazer e nem precisa deixar crescer.


Para fazer 2 discos misture:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo comum;

  • 1 colher (sopa) de azeite;

  • 1 colher (café) de sal;

  • água morna até dar ponto.

Basta misturar a farinha, o azeite e o sal e ir colocando água quente aos pouquinhos até desgrudar das mãos. Se vc errar o ponto é só acrescentar mais farinha. Depois que desgrudar das mãos sove um pouco por uns 3 minutos. Não precisa se preocupar se você não souber sovar, é só ir amassando mesmo.

Em seguida, divida a massa em duas partes e abra o mais fino que puder com o rolo (achei fácil de abrir). Como estamos falando de um tipo de massa rústica não precisa deixar extremamente redonda, aliás, pode fazer no tamanho e formato que preferir.

Coloque a massa em fogo médio (eu nem untei), em frigideira antiaderente e quando estiver douradinha de um lado vire, retire do fogo, coloque a cobertura da sua preferência e volte ao fogo para assar a massa do outro lado. Vocês vão se surpreender com essa delícia!!! Faz aí e me conta!

Confira no vídeo abaixo.

Texto acima retirado do blog :

https://panelaterapia.com/2018/07/receitas-fazer-com-criancas.html