FRALDAS ECOLÓGICAS X FRALDAS DESCARTÁVEIS
FRALDAS ECOLÓGICAS X FRALDAS DESCARTÁVEIS: ONDE ESTÁ O MAIOR CONSUMO DE ÁGUA?
Quando falamos em fraldas ecológicas, um questionamento muito comum que recebemos é: mas você não vai utilizar muita água para lavar as fraldas? Será que compensa?
Em primeiro lugar todo o processo de higienização das fraldas ecológicas é pensando para se adequar à rotina de cuidados com o vestuário do bebê, ou seja, com o hábito e uma organização mínima muito pouco do que você já faz lavando as roupas do seu bebê será acrescentado com a lavagem das fraldas. Elas podem ser lavadas juntamente com as demais peças e isso significa um aumento da quantidade de água, mas em números muito baixos.
Para entender melhor, o impacto do consumo de água no dia a dia, em relação a quem não utiliza as fraldas ecológicas, uma pesquisa informal nos grupos de usuárias de fraldas de pano no Facebook revela um acréscimo de 0 a 10% na conta de água após o início do uso das fraldas.
Por outro lado a produção de fraldas descartáveis abrange processos de fabricação tanto de derivados de celulose quanto de produtos têxteis e derivados de petróleo, já que elas são compostas de celulose, polipropileno, gel absorvente, fitas adesivas, poliéster, entre outros materiais. Uma pesquisa publicada em 2017 pela Agência Nacional de Águas (ANA)* mostra que a fabricação de celulose e outras pastas para fabricação de papel está entre os cinco processos industriais que mais demandam uso de água.
Integram este grupo a fabricação e refino de açúcar, a fabricação de biocombustíveis, a fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel, o abate e fabricação de produtos de carne e a siderurgia - juntos eles representam 65% do consumo total de água pela indústria.
Você pode estar se perguntando “mas e a indústria têxtil, também não é responsável pelo consumo de água?”
Ainda de acordo com a pesquisa da ANA, a fabricação de produtos têxteis consome 1/5 da quantidade de água necessária para a produção de celulose e outras pastas para fabricação de papel, e 1/6 da quantidade necessária para a produção de derivados do petróleo.
Por isso, podemos dizer que o processo industrial para a produção de insumos para fraldas de pano requer muito menos consumo de água do que o necessário para produção dos insumos e das próprias fraldas descartáveis.