Como cuidar de alguém com o vírus?
Como cuidar de alguém com o vírus?
Cuidando de alguém em casa
A maioria das pessoas que adoece com COVID-19 terá apenas uma doença leve e deve se recuperar em casa. * Os cuidados em casa podem ajudar a interromper a propagação do COVID-19 e ajudar a proteger as pessoas que correm o risco de ficar seriamente doentes com o COVID-19.
Se você estiver cuidando de alguém em casa, monitore os sinais de emergência, impeça a propagação de germes, trate os sintomas e considere cuidadosamente o isolamento em casa.
* Nota: Adultos mais velhos e pessoas de qualquer idade com certas condições médicas graves, como doença pulmonar, cardíaca ou diabetes, têm maior risco de desenvolver complicações mais graves da doença de COVID-19 e devem procurar atendimento assim que os sintomas começarem.
O COVID-19 se espalha entre pessoas que estão em contato próximo (a cerca de um metro e oitenta) das gotas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Estudos recentes indicam que pessoas infectadas, mas que não apresentam sintomas, provavelmente também desempenham um papel na disseminação do COVID-19.
Monitore a pessoa para que possa entender quando piorar os sintomas.
Conheça os sinais de alerta de emergência. Tenha as informações de contato do seu médico em mãos. Se eles estiverem ficando doentes, ligue para a emergências médica no 111 e notifique o pessoal da expedição de que o paciente têm ou há suspeita de ter COVID-19.
Se você desenvolver sinais de alerta de emergência para COVID-19, procure atendimento médico imediatamente.
Os sinais de alerta de emergência incluem *:
Problemas respiratórios
Dor ou pressão persistente no peito
Confusão ou incapacidade de despertar Lábios ou rosto azulados
Esta lista não é completa. Consulte o seu médico para quaisquer outros sintomas graves ou preocupantes.
Evitar a propagação de germes ao cuidar de alguém doente
Faça com que a pessoa fique em um quarto, longe de outras pessoas, incluindo você, o máximo possível. Se possível, peça que usem um banheiro separado. Evite compartilhar itens domésticos pessoais, como pratos, toalhas e roupas de cama.
Peça-lhes que usem uma cobertura de rosto de pano (que cubra o nariz e a boca) quando estiverem perto de pessoas, inclusive você. Se a pessoa doente não pode usar uma cobertura de pano, você deve usar uma enquanto estiver na mesma sala com ela.
Se a pessoa doente precisar estar perto de outras pessoas (dentro de casa, em um veículo ou no consultório médico), use uma cobertura de pano que cubra a boca e o nariz. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente após interagir com a pessoa doente.
Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool. Cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas. Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
Todos os dias, limpe todas as superfícies que são tocadas com frequência, como balcões, mesas e maçanetas. Use sprays ou panos de limpeza doméstica, de acordo com as instruções do rótulo. Lave bem a roupa. Se a roupa estiver suja, use luvas descartáveis e mantenha os itens sujos longe do corpo durante a lavagem. Lave as mãos imediatamente após remover as luvas. Evite receber visitantes desnecessários. Para qualquer dúvida adicional sobre seus cuidados, entre em contato com seu médico ou departamento de saúde estadual ou local.
Fornecer tratamento para os sintomas
Certifique-se de que o doente beba muitos líquidos para se manter hidratado e descanse em casa. Medicamentos vendidos sem receita podem ajudar com os sintomas. Para a maioria das pessoas, os sintomas duram alguns dias e melhoram após uma semana. Quando terminar o isolamento em casa (ficar em casa) Pessoas com COVID-19 que ficaram em casa (são isoladas em casa) podem interromper o isolamento doméstico nas seguintes condições:
Pelo menos 7 dias após os sintomas desapareceram por completo sem uso de medicamento.
Se for testado negativo.