Perdão – palavra tão pequena, porém de um significado enorme.

Perdão – palavra tão pequena, porém de um significado enorme.

Não saber perdoar pode resultar em traumas, tristezas que podemos carregar por toda uma vida e que nos aprisionam em uma profunda infelicidade, muitas vezes nos levando a caminhos sem volta. Perdoar não significa esquecer, pois podemos lembrar como defesa de não deixar se repetir.

Mas você saberá que perdoou quando lembrar da situação sem sofrer, sem guardar mágoa e querer dar o troco. Se o rancor persistir, é sinal de que o perdão ainda não foi alcançado. Não pense você que este sentimento e fácil de ser alcançado, pois não é, mas se torna fundamental em muitas situações, como em casos de cura de doenças físicas.

O nosso emocional pode nos adoecer de várias maneiras, e já foi comprovado que pessoas com doenças graves obtiveram melhores resultados, algumas chegando à cura, quando finalmente conseguiram perdoar.

Hoje em dia cada vez mais é um assunto debatido, e esclarecida a sua importância, onde se tem a orientação de fazer orações do perdão, meditação e até mesmo terapia para que se alcance este sentimento libertador. Em muitos casos se tem mágoa dos pais, quando por muitas vezes suas atitudes foram tomadas quando eles ainda eram muito jovens.

Muitas vezes essa mágoa persiste por se cultivar o preconceito e julgamento, sem procurar entender as razões e situações. Algumas pessoas magoam as outras por falta de saber amar, por já terem sido magoadas, e vivem dando total autonomia para o sentimento da raiva, com isso descontando suas frustrações em todos. Tempo de refletir sobre seus pensamentos e observar seu comportamento, para descobrir se você não está precisando se libertar desse sentimento deletério. A vida com perdão se torna mais leve, nos permitindo sermos felizes.

Às vezes nosso maior inimigo somos nós mesmos, por isso faça primeiro as pazes com você mesmo, por meio do autoconhecimento que o levará ao autoperdão e ao amor próprio. A partir daí veja o mundo de uma maneira mais suave e procure perdoar os outros, assim como se acostume também a pedir perdão, em sendo o caso. Se o outro irá te perdoar ou não, isso não terá importância, pois sua parte foi feita e o elo negativo e energético foi quebrado.

Perdoar alguém não significa retornar a uma amizade; nem que a pessoa tenha que vir lhe pedir desculpas, pois existem casos em que ela nem sabe o que aconteceu, pois foi você que criou alguma expectativa não alcançada. Perdoar é algo que tem que ser interno, mas não solitário, e caso você precise, procure ajuda e fale sobre o assunto. Não deixe uma depressão tomar conta de você por se tornar uma pessoa triste, amarga e rancorosa.

Caso você se encontre nessa situação, liberte-se desse sentimento e seja feliz. Que a partir daí as coisas venham para sua vida com facilidade, alegria e glória.

Texto : Márcia Peel - Terapeuta Holística e Motivacional

Previous
Previous

O desafio de ser relevante em meio à revolução tecnológica

Next
Next

O que são óleos carreadores (óleos vegetais)?