O que são óleos carreadores (óleos vegetais)?
O que são óleos carreadores (óleos vegetais)?
O óleo vegetal carreador é uma gordura extraída de plantas (geralmente sementes), que na aromaterapia é utilizada como base, como substrato para diluição dos óleos essenciais que, sozinhos, são muito concentrados. Por exemplo, ao fazer massagem contra celulite e gordura localizada, são utilizados os óleos essenciais em um óleo vegetal carreador, para criar uma mistura diluída que possa ser aplicada na pele.
Além de servir como base, os óleos possuem diversas vitaminas que nutrem e hidratam a pele e cabelos profundamente, e podem ser utilizados sozinhos em tratamentos estéticos corporais. Alguns exemplos de óleos vegetais: óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, óleo de rosa mosqueta, óleo de abacate, óleo de copaíba, óleo de jojoba, rícino, entre outros.
Os óleos essenciais podem ser diluídos não só em óleos vegetais, mas também em creme ou gel de base neutra.
Quais são os óleos essenciais mais usados?
Lavanda
É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. É o óleo número um no combate ao estresse e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insônia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão. Alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.
Como é hipoalergênico, pode ser usado no banho de bebês: duas gotas diluídas em leite são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de acalmar. No escalda-pés, relaxa e revigora pés, calcanhares e tornozelos. Fornece alívio imediato nas cólicas menstruais e estomacais. Excelente para pele e queda de cabelo. Enfim, é um curinga mesmo! E o cheiro é simplesmente maravilhoso!
Melaleuca (Tea Tree)
Boa para quase todos os tipos de infecções. Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito.
Alecrim
O óleo essencial de alecrim é bom para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Estimula a circulação. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos ressecados. É um ótimo antídoto contra o estresse. Muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática. Aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho.
Eucalipto (Eucaliptus globuius)
O óleo essencial de eucalipto é excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.
Laranja (Citrus sinensis)
Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos. De aroma extremamente agradável, envolvente e suave, é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, ou quando o intuito da criança é chamar a atenção. Descongestionante linfático, é excelente para ser usado durante a drenagem linfática, diluído em óleo vegetal de abacate. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece cabelos quebradiços.
Óleo Essencial de Ylang Ylang
O Ylang-Ylang é um dos óleos mais agradáveis, e seu efeito sobre o sistema nervoso é eufórico, sedativo, hipotensor, sendo indicado em estados de ansiedade, tensão e pressão alta. É um ótimo afrodisíaco, e pode ser aplicado em casos de impotência ou frigidez. Além de reduzir a pressão alta, alivia a taquicardia e a respiração acelerada.
Como antisséptico geral, seu valor é moderado, mas é bastante útil em infecções intestinais. Tem um efeito suavizante sobre a pele, regula o sebo e melhora a textura da pele. É excelente para os folículos capilares, melhorando o crescimento e a textura dos fios.
Óleo Essencial de Hortelã
O óleo essencial de hortelã possui aroma de menta. Indicado para descongestionar as vias nasais, rinite, bronquite, tosse, sinusite e resfriados. Muito usado também em massagens esportivas, pois atua nas dores musculares, inchaços, músculos cansados, revigora e dá energia física.
Suas principais características são: vasoconstritor, analgésico, anti-inflamatório, carminativo, cefálico e bactericida. Pode ser usado contra vermelhidão da pele devido à inflamação ou acne. Para os cabelos, age na queda de cabelo, caspa e melhora a saúde dos fios.
Óleo Essencial de Gerânio
O óleo essencial de gerânio é muito voltado para a mulher, pois ele atua equilibrando os hormônios da TPM, menopausa, fluxo irregular, cólicas menstruais, inchaço nos pés e seios doloridos. Na pele atua no equilíbrio, revitaliza, trata linhas de expressão e rugas. É excelente para o campo emocional, atuando diretamente no sistema límbico, proporcionando relaxamento, transforma o estado de depressão, tensão nervosa, agitação e nervosismo. Suas principais propriedades medicinais são: bactericida, antiespasmódico, antisséptico, cicatrizante, diurético, hemostático e tônico geral para a pele.
Óleo Essencial de Cedro
De aroma amadeirado o óleo essencial de cedro é muito útil para desinflamar a pele, ajuda na produção de colágeno, elastina e celulite. Trata pele acneica, oleosa e muito útil para eczemas.
Para o campo emocional proporciona tranquilidade, atua contra o estresse, a irritabilidade e é sedativo. Alivia tosse, bronquite e excesso de muco em crianças pequenas. Ele também fortalece os cabelos, evitando a queda capilar.
Onde Comprar Óleos Essenciais
Pra quem ficou curiosa e quiser comprar óleos essenciais (eu recomendo os tipos que mencionei acima, para começar), é bem fácil de encontrar, tem muitas lojas on line que vende óleos essenciais.
Conclusão
O assunto aromaterapia é muito vasto, mas espero ter passado um pequeno ideia. Se o tema despertar mais interesse das leitoras, pretendo escrever mais posts específicos com mais detalhes sobre vários usos (como em cosméticos naturais, por exemplo).
E você, já conhecia os óleos essenciais? Ficou com vontade de experimentar?
Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.
Fonte: https://belezaesaude.com