DISRUPTORES OU DESREGULADORES ENDÓCRINOS:

DISRUPTORES OU DESREGULADORES ENDÓCRINOS

Descobertas recentes demonstram que os disruptores ou desreguladores endócrinos, denominados “obesogênicos”, podem promover e aumentar a gordura corporal causando ganho de peso.

Isso inclui compostos aos quais a população é exposta diariamente: pesticidas, produtos industriais e domésticos, plásticos, detergentes, retardadores de chamas e ingredientes em produtos para cuidados pessoais. 

O sistema endócrino tem papel fundamental na regulação do metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, garantindo que esses combustíveis supram as necessidades de energia do corpo.

Os hormônios são responsáveis pelo armazenamento (em forma de gordura) da energia em tempos de abundância e mobilização dessa mesma energia em momentos de restrição, e tambem da manutenção de níveis de glicose.

Outros mecanismos de interferência dos obesogênicos podem envolver a alteração dos hormônios que regulam o apetite, a saciedade e as preferências alimentares, alterando a taxa metabólica basal ou alterando o balanço energético para favorecer o armazenamento de calorias.:

No link abaixo você pode conferir a lista de disruptores endócrinos, suas fontes e efeitos:

http://bvsms.saude.gov.br/…/traba…/pdf/texto_disruptores.pdf

Sem pânico e paranóia, podemos tentar evitar o que estiver ao nosso alcance!Referências nos comentários.

23 Harley StreetMarylebone W1G9QN:

2A Prebend Street, Islington, N18PT (only Saturdays):☎️+44 (0) 7756988135 (WhatsApp)

✉️carolina@carolinasimon.co.uk:#nutrição #nutricionista #nutricionistaemlondres