Caldo de Abóbora e Camarão

Sopas, cremes e caldos

Gesiane Gouveia

 

O frio chegou – e com ele, a nossa receita gostosa para esquentar aqueles dias de outono e inverno.  Vamos nos deliciar com sopas, cremes e caldos.

 

Caldo de Abóbora e Camarão

Serve 4 a 8 pessoas 

Ingredientes:

·      800g de abóbora 

·      500g de camarão 

·      300g de batata 

·      1 alho francês 

·      2 cebolas 

·      4 dentes de alho

·      1 cubo de caldo de marisco

·     Azeite, sal, pimento a gosto

·     Coentro a gosto cortado bem pequeno 

·      Suco de 1 limão

·      100ml de creme de leite

·      Água quente

 

Modo de Preparo: 

1.    Tempere o miolo de camarão com sal e sumo de limão. Corte o alho francês em rodelas finas, lave em água corrente e escorra.

 

2.    Descasque as batatas e a abóbora e corte-as em cubos pequenos.

 

3.    Cubra o fundo de uma panela com azeite e junte o miolo de camarão escorrido para saltear, até mudarem de cor. Quando já estiverem rosadinhos, retire-os e reserve.

 

4.    Adicione depois na mesma panela a cebola picada, o alho e refogue. Em seguida, ponha o alho francês, a abóbora e a batata. Tape e deixe cozinhar sobre fogo baixo até que os legumes se apresentem macios. Verifique de vez em quando se os legumes têm água suficiente. Se for preciso, adicione um pouco de água. Quando estiverem cozidos, retire do fogo, triture tudo e volte a panela ao fogo, juntando o cubo de caldo de marisco e deixando ferver até obter a consistência desejada.

 

5.    Prove a quantidade de sal e a pimenta e, por fim, adicione o miolo de camarão. Acrescente o creme de leite, o coentro picado e mexa bem. 

 

6.    Antes de servir, perfume a sopa com um ramo de coentros frescos picados.

Dicas: você pode fazer somente o creme de abóbora, ou acrescentar pedaços de chorizo, calabresa ou carne seca. Queijo feta também é uma opção deliciosa.