Você tem diarréia quando menstrua?

Por que você tem tanta diarreia quando menstrua?

Seu corpo é um maravilhoso mundo de nojeiras. 

Esta matéria foi originalmente publicada no Broadly.

Como uma lei aprovada às pressas no Congresso, sua menstruação vem com muita SUJEIRA junto.

Tem o inchaço, as mudanças de humor, ser banida para uma tenda fora do seu vilarejo porque os anciãos acham que você vai trazer uma seca. E claro, DIARRÉIA menstrual. Se você já não tivesse coisas suficientes saindo do corpo, algumas mulheres descobrem que sua menstruação causa uma diarreia como nenhuma outra. 

Difícil, sim, mas também faz sentido de um jeito bizarro. Nos primeiros dias da sua menstruação, você sente como se sua pélvis estivesse tentando empurrar tudo pra fora da vagina — até o seu esqueleto.

Sabe aqueles tubos de pasta de dente de três cores? Você já tentou tirar uma cor só? É impossível. 

"Quando estou menstruada, vou muito ao banheiro no número 2 , disse uma mulher ao Broadly, que (compreensivelmente) preferiu se manter anônima. "Uma vez eu estava visitando meu namorado em Portland quando menstruei. Fiquei morando no banheiro naquele final de semana. E às vezes isso dói, como ser esfaqueada na região anal. " Essa é uma reclamação comum. Inflamação, sensibilidade a alimentos e náuseas podem virar uma grande festa durante o seu ciclo. 

O culpado químico dessa tragédia é a prostaglandina — um lipídio que seu corpo usa para evitar perda de sangue e promover coagulação; isso funciona estreitando seu vasos sanguíneos dos músculos, o que pode fazer com que eles se contraiam. (Um tipo sintético de prostaglandina é usado para induzir o parto.) Depois da ovulação, as paredes do útero se enchem de prostaglandinas. Quando esse tecido se rompe e você começa a menstruar, as prostaglandinas são liberadas e mandam uma mensagem para os tecidos moles do seu útero, algo do tipo: "Espreme aí, maldito!" Prostaglandinas em excesso são as responsáveis pela cólica. Seu útero se contrai fortemente, cortando o fluxo sanguíneo, e geralmente se superexcitando. Se as prostaglandinas vazam para a corrente sanguínea, elas mandam a mensagem de "espremer" para todo tipo de tecido mole que encontram. Então seu cólon acha que é um útero e faz isso também. 

progesterona também tem uma mão nesse negócio sujo. Progesterona é um dos hormônios que controlam seu ciclo. Isso engrossa as paredes do útero, bloqueia o colo, causa prisão de ventre; geralmente isso atrapalha os trabalhos. Quando menstrua, você não produz muita progesterona. Isso faz as coisas no seu útero e trato gastrointestinal se moverem mais livremente. 

Como sabemos, o trato gastrointestinal e o sistema reprodutivo estão ligados. Essa ligação se estende a transtornos dos dois sistemas, apesar de a ciência ainda ter que determinar exatamente como e por quê. Quem tem Síndrome do Intestino Irritável (SII) tem mais chance de ter cólicas severas e ser diagnosticada com Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM). Os pesquisadores também encontraram ligação entre SII, dor menstrual e endometriose. "Os médicos precisam estar conscientes de que essas condições frequentemente coexistem", diz a International Foudation for Functional Gastrointestinal Disorders 

Mas tem algumas coisas que você pode fazer para gerenciar sua diarréia menstrual. Anticoncepcionais hormonais regulam a quantidade de prostaglandina sendo produzida pelo seu corpo. Se a pílula não é pra você, uma dieta rica em fibras e tomar ibuprofeno podem ajudar. Segundo a Dra. Roshini Raj, da revista Health, ibuprofeno ajuda com a inflamação do útero e intestino. "Além de aliviar outros sintomas menstruais, isso é um inibidor de prostaglandina eficiente." 

É isso aí, seu corpo é um lindo milagre gotejante. 

Tradução: Marina Schnoor