O Segredo do Sorriso Colgate.

Fabiana Pio

Durante uma conferência de imprensa com a Colgate Palmolive, tive a oportunidade entrevistar um dos executivos da empresa, e lhe perguntei qual seria o segredo de uma empresa, que tem conseguido ficar in vogue durante todos esses 200 anos no mercado ?!
E ele me respondeu:
“Já reparou que estamos sempre lançando um novo produto? Sempre é um novo ingrediente na pasta de dente, uma pasta de dente que deixa mais branca do que a outra. E também trabalhamos muito a nossa marca, independentemente do produto em si…O segredo é estar presente! “, explicou o executivo da Colgate, ressaltando também as novas e constantes propagandas na TV, e em demais meios de comunicação.

Com certeza, você já deve ter  lembrado de pelo menos uma  propaganda da Colgate, enquanto lê esse artigo…  Claro que a Colgate Palmolive dispõe hoje de um budget gigante para investir em propaganda em marketing em todas as mídias possíveis, mas nem sempre foi assim, quando foi fundada por William Colgate, em New York, no século 19.

Na verdade, não é preciso um mega orçamento para ações inovadoras de marketing alcançarem excelentes resultados. Negócios de diferentes portes e ramos de atuação também precisam investir em propaganda e marketing se quiserem fortalecer sua marca e conquistarem novos clientes.

As redes sociais têm demonstrado serem um eficiente meio de comunicação e divulgação, de menor custo (até agora) em relação aos veículos impressos. Mas, nada tira o prazer de ler uma revista ou jornal impresso, não é mesmo? Tratam-se de  diferentes  formas de divulgação, atingindo diferentes públicos.  Recomendamos sempre consultar um profissional de comunicação para ajudá-lo a divulgar sua marca da melhor forma  possível. Lembre-se: “O importante é estar presente”.

Mas quais seriam as reais VANTAGENS de investimento em propaganda em marketing a longo prazo para sua empresa?

  1. Evitar desgastar a imagem:  Se você pesquisar todos os que já ouviram falar sobre a sua empresa, você provavelmente irá perceber que o entendimento deles de quem você é, e o que você faz está desatualizado pelo menos por alguns anos. Sua empresa está constantemente inovando e melhorando, mas as percepções das pessoas tendem permanecer as mesmas. Cada ano que passa tornam-se mais desatualizadas, até quase ninguém entender o que sua empresa realmente se tornou. São necessários anos para moldar e definir sua reputação. Você não pode esperar estar totalmente fora de sintonia, e então só assim começar o árduo processo de convencer a todos que você mudou. ( mesmo se você fizer, talvez nunca consiga atravessar até o outro lado).
  2. Selecionar clientes: Assim que sua empresa se desenvolve, sua empresa irá precisar atingir diferentes públicos. Às vezes, seu foco altera levemente, e em outros tempos você tem que começar uma cartela de clientes totalmente nova. De qualquer forma, você precisa estar constantemente avaliando o seu alvo e ajustando sua mensagem visual e estratégia de forma adequada. O Marketing a longo prazo lhe fornece muito mais opções. Ter apenas “o suficiente”  não é suficiente.Se você tem um marketing ativo, deverá haver maior demanda da sua oferta do que você realmente pode cumprir. Isto lhe dá opção de escolher seus clientes, focar nos mais rentáveis (ou mais agradáveis), e ter uma lista de espera pronta para quando os tempos estiverem mais tranquilos.
  3. Assegurar o futuro de sua empresa. A razão mais importante para engajar ativamente o marketing a longo prazo é simplesmente o que assegura o futuro da sua empresa. Marketing gera negócios. Você pode ter muita coisa acontecendo agora, mas será a mesma coisa daqui seis meses? Um ano? Três anos? Experientes homens de negócios não deixam seu futuro para a sorte; eles estão plantando sementes agora para colherem na próxima estação.

 

info@startingpointweb.com

+ 44 (0) 7710 792015