10 dicas para promover seu business em redes sociais.

10 DICAS ESSENCIAIS COMO PROMOVER SEU BUSINESS NAS REDES SOCIAIS.

Para qualquer business, ter seu nome conhecido é crucial. Desde o surgimento da internet, todos tiveram que repensar e reestruturar seus sistemas de produção, divulgação e vendas, e o marketing digital tornou-se essencial. A internet democratizou a informação, e ferramentas “free”, como as redes sociais, passaram a ser a principal forma de comunicação entre as pessoas, comunidades, instituições, consumidores e empresas. Por que, então, não utilizá-las  a seu favor, fortalecendo sua marca, atraindo e cativando clientes e aumentando as vendas?

Confira aqui algumas dicas passo a passo para destacar-se nas redes sociais:

1- PLANO DE AÇÃO

Não tenha pressa. Take your time. Invista tempo para fazer um planejamento. Para isso, é importante que descubra:

a) Como ganhar dinheiro?

b) Quais os tipos de pessoas que precisa atrair para ganhar dinheiro?

c) O que as pessoas querem ler? (o que provavelmente é diferente do que você quer que elas leiam)

2. ESCOLHA SUAS PLATAFORMAS

Existem diversas plataformas, sendo as mais conhecidas: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, SnapChat, Linkedin,Google + e Pinterest.

E não necessariamente nesta ordem de popularidade. Há plataformas que são mais apropriadas para o seu negócio do que outras, e cada uma tem suas particularidades.

Twitter: interativo, atual, rápido, momentâneo, aqui e agora

Facebook: essencial, primeiro local onde vão checar seu perfil. Use para divulgar notícias, eventos, alguns anúncios e fotos.

Instagram: 99% visual. Pense em que tipo de foto e video melhor ilustrariam sua empresa e seus serviços. Excelente para fortalecer sua marca, mas não para vendas diretas.

Snapchat e Pinterest: 99% visual, fotos e vídeos (Snapchat), promovem maior interação entre sua marca e seguidores.

Linkedin: a maior rede social profissional do mundo, plataforma ideal para divulgar sua empresa, seu perfil profissional e estabelecer conexões

Google+: similar ao facebook, mas tem o diferencial da criação de diferentes círculos de contatos. Como pertence ao Google, este dá preferência em suas buscas, é uma plataforma super acessada, apesar de não ser muito popular.

3. AGREGUE VALOR

Segundo George Orwell, do livro “Politics and the English language”, todo bom escritor deve se questionar:

  1. O que estou tentando dizer?
  2. Quais palavras usaria para me expressar?
  3. Qual imagem ou idioma seria mais claro?
  4. Esta imagem é boa o suficiente para causar um impacto?

Tratando-se de redes sociais, o que mais importa acima de tudo é o conteúdo. Se o conteúdo for de qualidade, as pessoas naturalmente vão gostar e compartilhar. Não se iluda com truques de SEO, pois eles pouco ajudam nesta hora. Por isso….

4. SEJA RELEVANTE, SEJA INTERESSANTE, SEJA VISUAL

O que seria,  então, “bom conteúdo”?

Será que eu deveria compartilhar minhas histórias sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia? Será que deveria compartilhar histórias de sucesso de outras empresas? Será que deveria ser mais técnico? A resposta é sim.

Promova diferentes tipos de conteúdo: informação, análise, ajuda e diversão. O mais importante é entreter sua audiência e não deixá-la entediada. Tédio não combina com redes sociais.  Você não só irá entreter seus seguidores como também conquistar novos.

5. USE HASHTAGS

Hashtags ajudam seu conteúdo ser mais visível às pessoas que compartilham os mesmos assuntos, convidando-as a participar das novas informações relacionadas aos mesmos interesses. Utilizando hashtags demonstra que você é relevante e está de olho nas últimas tendências.

6. FAÇA PARTE DE LISTAS, CÍRCULOS, COMUNIDADES E GRUPOS

Pessoas e organizações compartilham interesses semelhantes e listas (Facebook e Twitter), círculos e comunidades (Google+) e grupos (Facebook e Linkedin). Fazer parte deles consiste numa poderosa forma de divulgar seu conteúdo e atrair mais seguidores.

7. SEJA ATIVO

Atualize diariamente suas redes sociais. Isso mesmo. Diariamente. Quando não tiver algo pessoal para compartilhar, divulgue alguma notícia relacionada ao seu setor de atuação. Portanto, escolha cuidadosamente as redes sociais que vai participar, é melhor poucas e bem atualizadas, do que muitas e desatualizadas.

8. SEJA PERSISTENTE

Quantas vezes por dia devo atualizar as redes sociais? A resposta é: quantas vezes achar necessário, mas que sejam posts relevantes, de qualidade, que agreguem valor, senão,  dois posts ruins já são demais.

Não desista, os seguidores virão aos poucos, se mantiver a qualidade e a frequência.

9. PROMOVA

Sempre que quiser construir sua audiência com maior rapidez, divulgar algum evento importante ou assuntos relevantes ao seu business é possível pagar, assim como na midia impressa, nas redes sociais para maior propagação de seus anúncios e posts. Essa opção pode ser utilizada como uma estratégia de marketing por um período determinado, mas a melhor forma de conquistar seus seguidores é a forma orgânica, como o trabalho de formiguinha, um dia sim e outro também.

10. DIVIRTA-SE

Aproveite para desenvolver sua criatividade e interatividade com sua audiência. lembre-se, as redes sociais são sobre experiências, não sobre anúncios. Interaja com seus seguidores, demonstre que se importa com eles. Responda aos comentários. Curta e compartilhe os posts dos seus seguidores. O mais importante, divirta-se.

Fabiana Pio

Diretora de Marketing

Starting Point Marketing & Design

Tel: 07710792015

Info@startingpointweb.com

Www.startingpointweb.com

 

upload.png
upload.png
upload.png
upload.png