E se o servir, virasse a nova ordem mundial?

Desde pequenos aprendemos a "conquistar". Você tem que conquistar tudo: posição, status, carreira, cargos, posses, poder e tudo mais . É cultural , o mundo virou ter que conquistar. Isso acontece dentro das empresas, cada um lutando para conquistar vendas, market share, performance, relevância, reputação, posições, e por aí vai . E como tudo isso está dentro da lógica do "conquistar", é super aceito por todos.

E se a gente invertesse essa lógica? Ao invés de conquistar, fossemos educados na lógica do "servir"? Imagine que o grande objetivo de cada empresa fosse servir. Você aperfeiçoa os métodos de servir, as pessoas vão trabalhar com o obejtivo de servir, e esse servir começa produzir vendas, market share, performance, relevância, reputação, posições, e tudo mais.

Afinal, não estamos aqui propondo o fim do capitalismo, mas uma nova ordem mundial dentro do capitalismo. É como se as empresas que servissem melhor, conseguissem os melhores lucros, pois os consumidores só iriam querer comprar produtos de empresas responsáveis no seu servir, e isso daria bons resultados , e a consequente manutenção do circulo virtuoso do crescimento.

Mas reparem, de apeser de parecer simples, tudo mudaria. As pessoas iriam se preocupar em olhar para o outro, para servir melhor. O outro bem servido iria retribuir servindo ainda melhor. Para servir melhor, as pessoass teriam que superar suas próprias idiossincrasias, pois "como vou servir melhor se não vou com a cara desse sujeito?", "Como servir melhor se eu não estou servindo bem nem a mim mesmo?" Não dá para eu servir melhor o outro, sabendo que o outro está com um problema, portanto, servir vai ser ajudar o outro a superar seu problema. Tudo isso para dizer que a cultura do "servir", pode fazer a humanidade girar em outro patamar, e ainda fazer as pessoas muito mais felizes.

Parece utopia, mas toda mudança começa com uma assim. Em que posso servi-lo? Vamos começar?

Written by

Luiz Buono

Fábrica. A agência mais legal do mundo.

upload.jpg
upload.jpg