Health and Safety em Uk.


É extremamente importante que sua empresa esteja alinhada com os procedimentos de Heath and Safety do Reino Unido.

Neste país, a principal legislação que você precisa conhecer e aplicar é o Heath and Safety Act (1974).  À primeira vista relativamente simples de cumprir, mas seu impacto pode ser muito complexo.  Aqui está uma breve visão sobre o ato e como efetivamente cumpri-lo.

Por que Health and Safety é importante:

Independentemente de que seu negócio seja de grande ou pequeno porte, sempre haverá o risco de acidentes.  Sejam manuais, com máquinas, substâncias tóxicas, eletricidade, equipamentos eletrônicos ou mesmo stress psicológico, todo acidente pode ser prevenido.


Vários acidentes e doenças nos locais de trabalho são evitados na Inglaterra pelo uso, hoje em dia, do Prevention System, ou seja,  foram criados regulamentos e regras direcionados a prevenir acidentes.  Os índices poderiam ser muito mais altos se não houvesse prevenção.  A maioria dos acidentes acontencem por falta de atenção ao ‘Prevention System’.  Esses acidentes podem resultar em custos altíssimos para sua empresa, além de, dependendo da gravidade do caso,  terminar em aprisionamento!  Estatísticas mostram que o país sofre custos de £640,000 em acidentes de trabalho e £1.8 million por casos de doença.

As regras e regulamentos do Health and Safety’ existem não para que sua empresa seja vista como socialmente responsável – elas existem por ser dever da empresa assegurar o bem-estar de seus funcionários e clientes. 

Uma empresa que segue as leis do Health & Safety  e proteje seus funcionários e clientes demonstra responsabilidade e profissionalismo.

Abaixo seguem alguns passos para colocar seu negócio em uma posição favorável com as autoridades.

1.‘Heath and Safety  Management System’ é uma conjunção de procedimentos e regras para funcionários, clientes e qualquer pessoa envolvida com o seu negócio, incluindo  vendedores e prestadores de serviços.  Se você emprega mais de cinco pessoas, esse sistema deve ser apresentado em forma de um documento escrito.  Lembre-se de que as leis de Health and Safety também devem ser obedecidas por autônomos.

2. Hazards e tudo que possa expor um perigo e causar acidentes dentro de seu estabelecimento. Em caso de um estabelecimento alimentício,  identifique também os perigos relacionados a intoxicação alimentar.

3.Risk Control Measure Uma vez identificados os riscos de seu negócio, as formas de prevenção e como controlá- las devem ser claramente especificadas em um documento escrito.  O Risk Assements para funcionários e clientes deve ser revisado a cada seis meses.

Outros pontos importantes:


•Report e record de acidentes de trabalho.

•Providenciar o básico para o bem-estar de seus funcionários (sanitários, água, ambiente, etc.)

•Notificar o seu local Council da sua existência

•Associar-se ao sindicato e seus representantes

•Cuidados para evitar slips and trips

•Fazer o Risk Assessment em forma documentada

•Observar hazardous substances usadas

•Usar personal protective equipment

•Certificar-se de que veículos usados para trabalho estejam em condições de uso

•Observar regras e regulamentos de prevenção de fogo

•Disponibilizar kits para First Aids

•Todo equipamento de trabalho deve estar em condições de uso

•Occupational Health (noises, work station design, manual handling, working at heights)

•Food and Hygiene Certificates

•Ter bom conhecimento de todas as leis de Health and Safety

Trabalhando em time:

Mesmo que você seja a pessoa responsável pelo  Health and Safety em sua empresa, necessita da colaboração de seus funcionários e contribuidores.  Contrate um Consultor de Health & Safety para garantir o cumprimento desta tão importante parte do seu negócio.  O Consultor poderá providenciar treinamento, sugerir cursos e leituras essenciais para a integração de Health & Safety no seu empreendimento.

Não deixe isso para depois, comece já!

Lembre-se de protejer o ambiente,  seus funcionários e clientes, evitando doenças e stress que podem lhe custar perda de lucros e outros danos.  Investindo em Health and Safety na sua empresa, estará obedecendo às regras e aos regulamentos determinados pelo governo do Reino Unido.  Sua empresa estará se mostrando altamente capacitada para operar no relevante ramo.

O investimento pode parecer alto, mas este  não será mais alto do que o preço que a sua empresa pagará se não estiver em dia com as leis de Health & Safety do país.    Comece já a pensar se sua empresa está observando todas as áreas aqui mencionadas.  Entender as regras Health & Safety vai mudar sua visão e lhe dar a segurança de que seu negócio está estabelecido de acordo com as leis do país. 

Não espere seu negócio perder credibilidade  - obedeça e siga as normas do Health and Safety. 

References:

Health and Safety Executive Statistics HSE

www.hse.gov.uk

Lenne Moghadari

Health & Safety Consultant

IOSH Certificate

Health and Safety Certificate  - Advanced Level