marilia MacielComment

Assedio é um problema global!

marilia MacielComment
Assedio é um problema global!

 

Quem acompanha as notícias do Brasil deve ter visto desde a última segunda- feira (3) a repercussão  do caso da figurinista  da TV Globo Susllem Tonani, que foi vítima de assedio por José Mayer, ator renomado da televisão brasileira. 

Segundo a figurinista os assédios começaram oito meses atrás, mas com o passar do tempo a situação foi piorando a moça denunciou o ator na ouvidoria e no departamento de Recursos Humanos da empresa, outras funcionárias da Globo tomaram partido da figurinista. Ontem (4) outras funcionárias da emissora, inclusive grandes atrizes se uniram em protesto ao acontecimento e foram trabalhar com uma camisa com os seguintes dizeres : " Mexeu com uma, mexeu com todas".  O ator José Mayer através de uma carta  para imprensa  assumiu o ato e pediu desculpas a Susllem e as outras mulheres pelo acontecido, no entanto segundo a Globo o ator está fora da próxima novela a qual já estaria escalado. 

 José Mayer  Fonte: Google    

José Mayer  Fonte: Google

 

Toda essa repercussão levantou uma série de discussões não somente sobre os vários tipos de assédios , os quais nós mulheres passamos diariamente seja na empresa, no ônibus, nas ruas ou qualquer lugar.  Pesquisas mostram que 86% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de assédio, no entanto esse é um problema global, já que 75% da mulheres ingleses afirmam também já ter passado por algum constrangimento e 79% das indianas também. 

" Quando eu tinha 20 anos, estagiava numa empresa onde meu chefe era homosexual assumido, com isso creio que não me  assediaria fisicamente, no entanto falava coisas de cunho sexual totalmente impróprias para um ambiente de trabalho, como eu era a única p que não participava dessas  brincadeiras ele me ofendia falando ironicamente que eu era virgem e pura, isso me dava muito raiva, mas eu ficava calada. Se fosse hoje eu não deixaria isso passar! " disse  a jornalista Maíra Freitas

O mundo está passando por uma grande transformação e cada dia nós mulheres estamos conquistando mais nosso espaço e ganhando voz.  O mais importante é nos matermos unidas por essa e muitas outras causas feministas. É importante que mesmo constrangida ou com medo você não deixe de denunciar. Assédio é crime!