Desodorante pode causar câncer de mama?
Começou Outubro e com ele a Campanha Outubro Rosa, uma grande oportunidade para esclarecermos todas as dúvidas que as mulheres tem quanto ao câncer de mama.
Nos últimos dias está circulando um texto nas redes sociais e whatsapp com a mensagem de uma bioquímica do Uruguai que alega que os desodorantes antitranspirantes aumentam as chances do câncer de mama.
Uma discussão surgiu em volta do assunto e vários mastologistas foram consultados para esclarecer a polêmica.
Os especialistas garantem que essa afirmação é FALSA e esclarecem que a frequência da ocorrência do câncer de mama na região próxima a axila, chamada de quadrante superior externo, acontece por existir mais tecido mamário na região. Afirmam ainda que realmente já foram feitos vários estudos a respeito dos antitranspirantes, mas nenhum confirmou o maleficio.
A mensagem ainda diz que o desodorante impede a transpiração, deixando o corpode eliminar toxinas que acumuladasprovocariam mutações nas células e o câncer, o que também não é verdade .
Os médicos alertam sobre esse tipo de mensagem recebida, já que elas espalham informações erradas e sem nenhuma base cientifica.