Desodorante pode causar câncer de mama?

Começou Outubro e com ele a Campanha Outubro Rosa, uma grande oportunidade para esclarecermos todas as dúvidas que as mulheres tem  quanto ao câncer de mama. 

Nos últimos dias está circulando um texto nas redes sociais e whatsapp com  a mensagem de uma bioquímica do Uruguai que alega que os desodorantes antitranspirantes aumentam as chances do câncer de mama. 

Uma discussão  surgiu em volta do assunto e vários mastologistas foram consultados para esclarecer a polêmica. 

Os especialistas garantem que essa afirmação é FALSA e esclarecem que a frequência da ocorrência do câncer de mama na região próxima a axila, chamada de quadrante superior externo, acontece por existir mais tecido mamário  na região. Afirmam ainda que realmente já foram feitos vários estudos a respeito dos antitranspirantes, mas nenhum confirmou o maleficio. 

 A mensagem ainda diz   que o desodorante impede a transpiração,  deixando o corpode eliminar toxinas que acumuladasprovocariam mutações nas células e o câncer, o que também não é verdade . 

Os médicos alertam sobre esse tipo de mensagem recebida, já que elas espalham informações erradas e sem nenhuma base cientifica.  

 

thumbnail_IMG_0420.jpg