Reciclar, customizar, repaginar está na moda!

Reciclar, customizar, repaginar está na moda!
 Foto: Google

Foto: Google


A produção têxtil requer de toneladas de água , muitas vezes utiliza produtos químicos nocivos e energia para a produção de roupas , o que causa um grande impacto no meio ambiente. Mas o que podemos fazer  para evitar isso e contribuir com o meio ambiente? A roupa é uma maneira  que temos de expressar a nossa personalidade, é divertido e não há nada errado com o fato de você se sentir bem estando bem vestido, mas o consumismo exagerado e a quantidade de roupas que temos no armário sem uso é o problema. 


A sigla  DYI,  é a abreviação da expressão inglês  " Do it yourself" ou  na lingua portuguesa " Faça você mesmo", o termo é bastante utilizado tanto na moda, como em decoração e áreas correlatadas. Blogs, sites e canais do youtube investem nessa tendência em que tudo se transforma através da customização e reciclagem. A tendência do  "Faça você mesmo"    funciona como  economia financeira, a partir do momento que ao invés de comprar um novo, você reutiliza o  que está abandonado no armário , além de  não  precisar pagar a alguém para fazer o serviço, você mesmo o faz. 

Engordou?  emagreceu? , teve filhos e aquela  roupa que você a-d-o-r-a  não cabe mais ?  Já pensou em transformá-la e não precisar  se livrar dela?  Isso é possível, sim!  

Aquela blusinha que você ama rasgou ou desbotou com o tempo, mas você morre de pena de se desfazer , também tem solução. Além de ser cool , customizar e reinventar peças, o meio ambiente agradece.  


O consumismo exagerado no final do ano , a loucura que se tornou a Black Friday em novembro, nos dar a sensação que tudo está  imperdível e que precisamos  mais do que nunca de itens desde a árvore de natal até o biquíni para as férias na praia, o que não é verdade. É possível viver e dar uma cara nova as camisetas, jeans e outras peças que temos no armário. 


A jornalista e produtora de Moda , Júlia Salgueiro, desenvolveu uma coleção de colares feitos em papel machê para a marca Lady Murph. 

" Reciclar é  uma maneira de não mandar pro lixo algo que ainda pode ser usado de outra forma e, ainda por cima, ter uma peça única, especial e diferente"disse Júlia.