Árvore de Natal de Trafalgar Square 2024: De onde vem? Qual é a sua história? Quando é a inauguração?

“Trafalgar Square está mudada como nunca antes. Uma árvore de Natal de 48 pés surgiu no lado oeste da Coluna de Nelson.” Assim começava um artigo de jornal em 22 de dezembro de 1947, quando uma nova e cativante tradição natalícia se iluminou em Londres.

O avô de todas as árvores de Natal de Londres ocupa um lugar de destaque em Trafalgar Square, mas qual é a história por detrás dela? Quando e como é que ela chegou aqui? E porque é que os londrinos são tão ingratos em relação a tudo isto? Está na altura de melhorar os seus conhecimentos arbóreos...

O que é exatamente a árvore de Natal de Trafalgar Square?

Indiscutivelmente o presente de Natal mais famoso de Londres, a árvore de Natal de Trafalgar Square é um abeto norueguês de cerca de 20 metros de altura (Picea abies, se quiser ser latino) oferecido todos os anos por Oslo a Londres. É assim desde 1947, quando Oslo enviou a Londres uma árvore para recompensar os esforços do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Esses esforços incluíram o fornecimento de um refúgio seguro para o Rei da Noruega, Haakon VII, em Londres, e a permissão para que o governo norueguês no exílio governasse a partir daqui. Facto bónus: há uma boa história neste sentido sobre o Claridge's e o príncipe herdeiro jugoslavo.

Mas porquê uma árvore e não, digamos, um belo pulôver escandinavo ou algo do género?

A tradição de cortar uma árvore e colocá-la na Universitetsplassen, em Oslo, é uma tradição de longa data. De facto, é tão sagrada que, mesmo quando a Noruega foi ocupada pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, os membros da Marinha Real Norueguesa regressavam ao seu país para cortar uma árvore todos os anos, levando-a para Londres para o Rei Haakon apreciar (isto é que é um filme de Natal à espera de ser feito). Atualmente, a árvore simboliza não só o que a Grã-Bretanha fez na guerra, mas também o respeito pela democracia, os direitos humanos, a paz e a solidariedade entre os dois países/cidades.

De onde vem efetivamente a árvore?

Todos os anos, em meados ou finais de novembro, é abatida uma árvore fresca (e por fresca queremos dizer com 50 a 60 anos) na floresta de Nordmarka, a sudoeste de Oslo. É apelidada de “Rainha da Floresta”. O Presidente da Câmara de Oslo pega numa das pontas da serra e o Presidente da Câmara de Westminster pega na outra. Cortar a árvore parece ser um trabalho árduo.

Quando é que a árvore chega a Trafalgar Square?

É uma viagem e tanto: viaja por estrada até Brevik, depois atravessa o Mar do Norte até Immingham e, por fim, viaja novamente por estrada até Londres. Normalmente, a árvore chega a Trafalgar Square alguns dias antes da inauguração, o que dá tempo para que seja levantada e os seus ramos assentem, sendo adornados com cerca de 500 luzes verticais.

Quando é a cerimónia de iluminação da árvore de 2024?

Uma cerimónia especial de iluminação, com cânticos de Natal e leituras de poesia, tem tradicionalmente lugar na primeira quinta-feira de dezembro. Em 2024, será a 5 de dezembro, das 17h30 às 18h30. Qualquer pessoa pode assistir e a entrada é livre.

E todos os anos, os londrinos expressam a sua sincera gratidão à Noruega pelo presente atencioso... certo?

Bem, principalmente, sim! A árvore traz, sem dúvida, alegria a milhões de londrinos e visitantes todos os anos. Mas, nos últimos anos, a árvore tem sido alvo de algumas críticas, com os críticos a queixarem-se de que é “desinteressante”, “esquisita” e “parece um pepino”. Alguns noruegueses ficaram naturalmente ofendidos, tendo um deles dito “Tentem comprar uma árvore de Natal aos franceses para verem como é bom”.

A Londonist foi obrigada a investigar em 2018, quando perguntámos cientificamente a uma mão cheia de pessoas o que achavam da árvore, antes de lhe colocarmos um pepino à frente.

Mas os londrinos reagiram corretamente quando a primeira árvore chegou em 1947, não foi?

Oh, gostaram dela, mas talvez um pouco demais. Escreveu o Yorkshire Evening Post: “Em poucos minutos, alguns da multidão começaram a tirar pedaços das decorações da árvore como lembranças.” Suspiro.

O que acontece à árvore depois do Natal?

Se está preocupado com o facto de cortar um abeto majestoso ser um desperdício, saiba que, depois da Décima Segunda Noite, a árvore é transformada em cobertura vegetal, que é depois utilizada nos jardins de Londres.

FONTE

Previous
Previous

Onde jantar e beber em um iglu em Londres neste inverno

Next
Next

A mais nova ponte da cidade: Uma estrutura vermelha e serpentina no sudeste de Londres