Uma breve história de fast food em Londres
Londinium romana: Será que os romanos trouxeram consigo a fast food quando fundaram Londinium em 47-50 d.C.? Sabemos que em Pompeia e Roma existiam termopólios - versões primitivas de estabelecimentos de fast food, que serviam lentilhas, carne e vinho para levar. Se também havia termopólios em Londinium, foi aí que começou a obsessão dos londrinos pela comida rápida.
1740s: Os barcos de recreio navegam até Twickenham Ait e a uma estalagem chamada Eel Pie House, onde compram - isso mesmo - tartes de enguia, para fazerem piqueniques ao longo das margens do rio. Twickenham Ait é mais tarde rebaptizada de Eel Pie Island.
1844: A “Eel Pie House” de Henry Blanchard, no número 101 da Union Street, em Southwark, torna-se a primeira loja de tartes de que há registo, abrindo um precedente para o produto básico do East End que é a tarte, o puré, o licor e as enguias gelatinosas. As lojas de tartes nem sempre gozam de grande reputação, e a série penny dreadful The String of Pearls, publicada entre 1846-47, que apresenta ao mundo o malvado Sweeney Todd e a sua vizinha, Mrs Lovett - que conspiram para fazer tartes com humanos mortos - não ajuda propriamente.
1851: 500 milhões de ostras passam pelo Mercado Billingsgate todos os anos. Embora Londres tenha uma relação com as ostras desde o século XV (e mesmo antes disso, no tempo dos romanos), os meados do século XIX marcam o ponto alto, por assim dizer, com bancas a vendê-las nas esquinas de todas as ruas e os londrinos da classe trabalhadora a devorarem os bivalves com gosto. Como Sam Weller refere em The Pickwick Paper, de Charles Dickens, “a pobreza e as ostras parecem andar sempre juntas”. No entanto, no final do século XIX, a pesca excessiva significa que comer ostras é um objetivo culinário para os gastrónomos mais abastados.
Por volta de 1860: A primeira loja de peixe e batatas fritas de Londres abre no número 78 de Cleveland Way, em Bow, na zona leste de Londres. É gerida por Joseph Malin, um imigrante judeu, e pensa-se que terá aberto algures entre 1860 e 1865. Em “Um Conto de Duas Cidades”, de 1859, Charles Dickens (sim, é esse homem outra vez) já se referia às batatas fritas que se vendiam em Paris: “Batatas fritas Husky, fritas com algumas gotas relutantes de óleo”.
1934: O restaurante italiano Olivelli, em Store Street, é possivelmente o primeiro restaurante a servir piza em Londres. Em 1993, o novo proprietário do estabelecimento encontrou uma caixa de sapatos cheia de fotografias de celebridades e um pedaço de papel amarrotado com uma receita de “Pizza Margherita”. Infelizmente, o objeto histórico foi mais tarde roubado.
1960s: Enquanto o primeiro restaurante que serve kebab em Londres, o Istanbul Restaurant, abre no Soho na década de 1940, só passados cerca de 20 anos é que se pensa que o poderoso doner kebab chegou à capital. Segundo a Internet, a Hodja Nasreddin Kebab House, em Stoke Newington, foi o primeiro sítio a servir doners aos londrinos, em 1966. Talvez exclusivamente, mas encontrámos um artigo da Tatler que mostra que já em 1963 se podia comer um suculento doner no International Restaurant do elegante hotel Hilton de Londres. Depois, encontrámos outro artigo da Tatler, publicado em 1960, que provava que o Chez Auguste, no Soho, servia espetadas de doner às quintas e sábados à noite: “... isto é algo de especial. Cozinhado num espeto vertical rodado à mão em frente a um braseiro a gás, consiste em borrego e vitela assados, guarnecidos com ervas doces, servidos com arroz condimentado, pimentos verdes e tomates grelhados.” Então, não são batatas fritas e uma lata de Dr Pepper.
Novembro de 1968: O Kentucky Fried Chicken abre a sua primeira sucursal em Londres, em North Finchley, embora a capital tenha chegado tarde à festa de lamber os dedos; Preston recebeu um KFC em 1965.
1974: O primeiro McDonald's do Reino Unido abre na Powis Street, em Woolwich. Os americanos vão a correr desde o West End para se abastecerem de um “Mac Burger” (como o Big Mac, mas mais pequeno), batatas fritas e café, tudo por 50 cêntimos. “E esperamos ter um restaurante no centro de Londres”, anunciou na altura o relações públicas da McDonald's. Pergunto-me se alguma vez concretizaram esse sonho...
1980: A cadeia de hambúrgueres norte-americana Wendy's abre a sua primeira filial no Reino Unido em Oxford Street, embora, por razões de marca registada, se chame “Wendy”. Uma segunda filial abre na Strand em 1981. A marca continua a ter dificuldades no Reino Unido, desaparecendo por volta da viragem do milénio, apenas para voltar a aparecer em 2021, com a sua primeira nova filial em Londres, em Stratford. A Time Out elogia o menu de acompanhamentos, mas lamenta não ter o hambúrguer Preztel Bacon Pub Triple, como acontece nos Estados Unidos.
1981: O Newsround transmite um segmento em que John Craven vai a um McDonald's em Hammersmith, demonstrando não só que a comida rápida é realmente rápida (25 segundos!), mas que Londres está no epicentro de uma tendência/epidemia que em breve invadirá o resto do Reino Unido. O Wimpy, que continua a usar talheres e pratos de porcelana, está claramente a tremer nas suas botas, embora sejam locais como o Trumps (não de você-sabe-quem), e o Huckleberry's apresentado no Newsround que acabarão por se desmoronar. Em 2024, o Wimpy ainda tem 12 filiais em Londres.
1985: Kannalingham “Indran” Selvendran, nascido no Sri Lanka, abre uma loja familiar de frango frito na Sydenham High Street. Chama-se Morley's e, apesar de ter muito menos investimento em marketing do que os grandes operadores, a marca cresce graças a um culto de seguidores - com fãs de frango frito como Stormzy e Krept a usarem as lojas Morley's como cenário para os seus vídeos. Até à data, a Morley's tem mais de 100 lojas no sul de Londres e não só.
1988: A McDonald's abre o seu 300º restaurante no Reino Unido, em Dagenham.
2005: Look Around You apresenta a melhor versão de todos os tempos da comida rápida: o sketch da caçarola Big C.
2006: A empresa de entrega de comida para levar, Just Eat, fundada na Dinamarca em 2001, muda a sua sede para Londres. Em 2023, gera 2,66 mil milhões de libras em receitas.
2012: O maior McDonald's do mundo abre em Stratford, na zona leste de Londres, para alimentar os espectadores esfomeados, no âmbito dos Jogos de 2012. A ironia não passa despercebida aos londrinos, embora a estrutura em estilo chalé só esteja a funcionar durante seis semanas.
Fevereiro de 2013: Will Shu e Greg Orlowski fundam a empresa de entrega de comida online Deliveroo, em Londres.
Março de 2014: O primeiro episódio de Amelia Dimoldenberg's Chicken Shop Date vai para o ar no YouTube, com o grime MC Ghetts como convidado, numa Chicken Cottage em Londres. Dimoldenberg faz perguntas incómodas como “Gostas de animais de estimação, Ghetts?”. O programa é muito aclamado, tendo sido filmado numa série de lojas de frangos em Londres e atraindo nomes como Ryan Reynolds e Cher.
15 de março de 2016: O Nando's homenageia o rapper Stormzy, de Croydon, com um hambúrguer #MERKY, mas o problema é que se trata de um trabalho de Photoshop e não existe de facto.
25 de fevereiro de 2019: Numa tentativa de travar a obesidade infantil, a TfL proíbe a publicidade a comida de plástico na rede de transportes de Londres. Em 2022, um estudo revela que a proibição tem sido muito eficaz, embora signifique que um cartaz do programa Off Menu seja obrigado a substituir um cachorro-quente por um pepino - algo que Ed Gamble cita como um “ponto alto da sua carreira”.
20 de novembro de 2021: O primeiro Popeye's - um restaurante de frango frito originário de Nova Orleães - chega a Stratford Westfield - pouco depois da chegada do Wendy's (ver acima). Está tudo a acontecer em Stratford. (em termos de comida rápida).
FONTE: Londonist