As melhores exposições para ver em Londres: Novembro e Dezembro de 2024

1. Desenhado para a grandeza: Desenhar o Renascimento italiano na King's Gallery

Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael e Ticiano; não há nomes maiores no que diz respeito ao Renascimento italiano. A King's Gallery, no Palácio de Buckingham, tem obras dos quatro na sua coleção e estas fazem parte de 160 obras de mais de 80 artistas numa exposição sobre desenho italiano de 1450-1600. Um bónus adicional: artistas da Royal Drawing School estarão a trabalhar nas galerias em dias determinados e, se se sentir inspirado, também poderá pegar em lápis e papel e começar a trabalhar numa obra-prima.

2. Dupla exposição: Anastasia Samoylova & As We Rise na Galeria Saatchi

When we first saw Anastasia Samoylova's photographs of flood zones back in 2022 we were blown away by the pastel colours contrasting with flood damage and the unnerving sight of an alligator rubbing against a window. Now, with Adaptation, we get the chance to see many more of Samoylova's works, showing how the climate crisis is affecting the world we've built. Alongside this, Saatchi Gallery hosts works by Black photographers which recognise the complex strength, beauty, vulnerability and diversity of Black life.

3. Cubismo e muito mais: Picasso - Gravador no Museu Britânico

O sempre inventivo Pablo Picasso fez mais de 2400 gravuras durante a sua carreira e o Museu Britânico tem uma grande quantidade na sua coleção. Aqui está uma oportunidade de ver uma seleção, demonstrando como a arte de Picasso evoluiu ao longo da sua carreira. Também mostra as suas complexas (ou será abusivas?) relações com mulheres e as suas parcerias com tipógrafos, editores e outros artistas.

4. Renaissance Masters: Michelangelo, Leonardo, Raphael at Royal Academy of Arts

Reunindo três dos maiores artistas da história da arte, a mais recente exposição da Royal Academy of Arts explora a rivalidade entre Miguel Ângelo e Leonardo e a influência que ambos tiveram no jovem Rafael. Incluirá alguns dos mais belos exemplos do desenho renascentista italiano, incluindo o Burlington House Cartoon de Leonardo e os estudos de Leonardo e Miguel Ângelo para os seus murais encomendados pelo governo florentino para a recém-construída sala do conselho no Palazzo Vecchio. A própria escultura de Miguel Ângelo da Royal Academy, a circular Taddei Tondo, também está naturalmente presente.

5. Indian power: The Great Mughals at V&A

No seu apogeu, o Império Mughal foi uma das sociedades mais ricas e tecnologicamente mais avançadas do mundo - material mais do que suficiente para o V&A recontar esta idade de ouro. Os Grandes Mughals: Arte, Arquitetura e Opulência celebra o artesanato e a criatividade das oficinas da corte e inclui pinturas, manuscritos ilustrados, têxteis delicados, tapetes de cores brilhantes e objectos finos feitos de madrepérola, cristal de rocha, jade e metais preciosos. A partir do final de novembro, o V&A acolhe também o Prémio Jameel, um prémio internacional para a arte e o design contemporâneos inspirados na tradição islâmica, que nunca deixa de incluir obras estimulantes.

Previous
Previous

Uma breve história de fast food em Londres

Next
Next

9 Coisas para fazer em Londres para iluminar as noites escuras