Reconstrução capilar: aprenda a tratar o cabelo danificado
A gente sabe que para ter cabelos bonitos e saudáveis é preciso ter uma rotina de cuidados com fios e apostar nos produtos certos. Uma das etapas essenciais do cronograma é a reconstrução capilar, que atua para repor as proteínas dos fios.
Confira tudo o que você precisa saber sobre reconstrução e como tratar fios danificados e com química!
O que é reconstrução capilar?
A reconstrução é um tratamento feito no cabelo que tem como função repor as proteínas e a queratina que a fibra capilar perde ao longo do tempo. Ela ajuda a selar as cutículas dos fios, deixando-os mais fortes e com vida.
Quando devo fazer reconstrução capilar?
Sabe quando o fio do cabelo começa a ficar poroso e frágil? Além disso, se ele está fraco, sem brilho, quebradiço e com aspecto de emborrachado, é hora de fazer reconstrução! Isso geralmente acontece quando eles ficam sem hidratação, sofrem com as agressões do dia a dia (clima e calor dos aparelhos) e também com química, como alisamento, tinturas, entre outros.
Vale lembrar que até os fios saudáveis precisam fazer reconstrução, tá bom? Ela é necessária para manter a queratina e garantir que o cabelo fique sempre bonito.
Quais os benefícios de reconstruir os fios?
A reconstrução capilar é indicada para todos os tipos de cabelo, principalmente aqueles que estão enfraquecidos e embaraçando. Ao reconstruir os fios, você repõe as proteínas, revitaliza os fios, resgata a força, confere maciez e brilho.
Como fazer reconstrução capilar?
Agora que você já conhece os benefícios deste tratamento para fortalecer os fios e recuperar os danos que tal aprender como fazer reconstrução capilar? É super simples, confira o passo a passo:
Comece lavando o cabelo com shampoo
Para iniciar a reconstrução capilar, comece lavando o cabelo com um shampoo de limpeza para remover impurezas, resíduos e abrir as cutículas do cabelo, preparando-o para receber o tratamento capilar.
Aplicação da máscara reconstrutora
O próximo passo é aplicar a máscara reconstrutora nos cabelos limpos e úmidos, distribuindo uniformemente por todo o comprimento. Massageie suavemente para garantir que o produto penetre nos fios. Siga as instruções da embalagem quanto ao tempo que você deve deixar o tratamento no cabelo antes de enxaguar.
Sele as cutículas do cabelo com o condicionador
Enxágue bem os cabelos para remover todo o excesso de produto. O próximo passo é usar um condicionador após a reconstrução para selar as cutículas dos fios. Lembre-se de aplicar o produto apenas nas pontas e comprimentos dos fios, evitando a raiz.
Finalização
Ao finalizar o cabelo não se esqueça de usar o protetor térmico para evitar novos danos. Ele tem em sua composição ativos que ajudam a proteger o cabelo e evitar que eles sejam danificados com o calor dos aparelhos, que, geralmente, podem fazem com que os fios fiquem enfraquecidos e quebradiços.
Fonte: Blog oBoticário