O óleo de rícino realmente faz o cabelo crescer? Descubra aqui!

Seus cabelos andam fracos, ressecados, quebradiços e sem vida? Saiba que existe um ativo poderoso que pode ser a solução deste e de outros problemas: o óleo de rícino! Sim, esse óleo reparador, que é extraído das sementes de mamona, garante ótimos benefícios para os fios. Confira bons motivos para adotar o óleo de rícino no seu cuidado capilar!

O óleo de rícino realmente faz o cabelo crescer?

Você já deve ter ouvido falar que o óleo de rícino é um ótimo aliado do crescimento do cabelo. Esse ativo fortalece os fios, engrossa a fibra capilar e estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento mais saudável das madeixas, independente do tipo de fio.

Por ajudar a manter o couro cabeludo sempre hidratado e nutrido, o óleo de rícino resulta em cabelos mais saudáveis e brilhantes, protegendo a raiz de infecções.

Principais benefícios do óleo de rícino para o cabelo:

O óleo de rícino é cheio de qualidades e capaz de renovar a saúde capilar por completo, independentemente da curvatura. Conheça os principais benefícios desse ativo:

Fortalecimento dos fios

Fios quebradiços e que estão caindo em grande quantidade normalmente precisam de reposição de vitaminas e nutrientes. Para isso, o óleo de rícino é extremamente benéfico. Quando combinado com a queratina, estes ativos reduzem a queda e as pontas duplas e, ainda, criam uma película protetora ao redor dos fios, protegendo-os.

Crescimento capilar

Quem quer ter cabelos longos e saudáveis também vai se apaixonar pelo óleo de rícino. Especialistas acreditam que o ingrediente faz o cabelo crescer por ser altamente nutritivo e estimular a circulação no couro cabeludo – dois elementos que são fundamentais para o crescimento dos fios e para deixá-los mais fortes e espessos.

Combate à caspa

Com propriedades antibactericidas e antifúngicas, quando aplicado na raiz, o óleo de rícino é bom para a caspa, pois ajuda no combate aos microrganismos que agravam a condição, a coceira e outros problemas do couro cabeludo. Além disso, por hidratar, o óleo de rícino evita que o couro cabeludo descame.

Brilho intenso

Pelo fato de ser um óleo, ele naturalmente repõe a oleosidade natural dos cabelos, o que faz os fios se tornarem brilhantes, macios e bonitos. Além disso, o óleo de rícino ainda sela as cutículas, tornando as madeixas brilhosas e fazendo com que fiquem mais alinhadas.

Hidratação potencializada

A hidratação com óleo de rícino também ajuda na selagem das cutículas e, ainda, faz com que a água, nutrientes e vitaminas permaneçam nos cabelos por mais tempo. Com isso, a sua hidratação se torna mais potente e duradoura, pois o produto forma uma camada que protege os fios.

Como usar óleo de rícino no cabelo?

Há várias formas de usar o óleo de rícino no cabelo, mas uma das mais comuns é a umectação capilar. Porém, as possibilidades não param por aí e ele pode ser a solução para quem deseja reparar todo o fio ou apenas as pontas, por exemplo. Confira como usar:

Hidratação

Se seus cabelos estão ressecados e quebradiços, a hidratação com óleo de rícino é a solução perfeita. Assim, na hora de hidratar as madeixas, adicione uma colher de sopa de óleo de rícino na máscara capilar de sua preferência e potencialize seus resultados.

Umectação

A umectação é um processo que se baseia na aplicação de óleo vegetal nos cabelos, com o objetivo de nutri-los e devolver a eles a oleosidade natural. Ela é indicada para cabelos que estão ressecados e danificados e, principalmente, para as cacheadas e afros que têm os cabelos naturalmente mais secos.

A umectação com óleo de rícino pode ser feita durante o dia ou à noite. De dia, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios. Depois, deixá-lo agir por cerca de 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo vegetal deve ser mantido nos cabelos durante a noite e lavado pela manhã.

Pré-Shampoo

Ao lavar os cabelos com shampoo, parte da oleosidade é eliminada junto com as impurezas, o que pode ser um problema quando os fios estão com as cutículas abertas e com frizz. Daí a importância de fazer o pré-shampoo que nada mais é do que um tratamento antes de aplicar o shampoo nos fios.

A receita é simples: misture à sua máscara capilar 1 colher de sopa de óleo de rícino, 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique nos cabelos secos enluvando cada mecha. Deixe agir por 30 minutos e depois lave normalmente com shampoo e condicionador.

Nas pontas do cabelo

Especialmente em cabelos mistos, é comum que a raiz e comprimento tenham níveis de oleosidade mais controlados. Porém, as pontas ressecam e abrem com facilidade. Para casos como estes, aplicar uma pequena quantidade de óleo de rícino nas pontas do cabelo é um santo milagre.

Dessa forma, com os cabelos secos, passe um pouco do produto nas pontas (ou da metade do fio para baixo, caso também haja sinais de ressecamento) e penteie-se normalmente. Essa dica também é ótima para quem sofre com pontas duplas.

Fonte: Blog Salon Line

Previous
Previous

Reconstrução capilar: aprenda a tratar o cabelo danificado

Next
Next

Como diminuir o açúcar na sua alimentação do dia a dia