Protetor solar capilar: como proteger o cabelo do sol?
Já ouvimos muito sobre o quanto o sol pode ser prejudicial para a pele: queimaduras, perda de elasticidade, envelhecimento precoce, e por aí vai. Mas e o seu cabelo? Ressecamento, desbotamento, fragilidade e pontas duplas são alguns dos efeitos que o excesso de sol pode causar aos fios. Em madeixas já danificadas, ou quimicamente tratadas, esses danos podem ser ainda maiores. Por isso, a proteção solar capilar deve ser levada tão a sério quanto a da pele.
E não se engane, apenas um protetor solar capilar não funciona. Em geral, os fios não reagem bem a altas temperaturas, sejam elas provenientes do sol, ferramentas de estilização como secador, prancha, escova elétrica ou modelador. Por isso, é importante sempre ficar atenta aos cuidados com o calor e saber como proteger o cabelo do sol para manter os fios sempre bonitos e impecáveis.
Como o sol pode prejudicar os cabelos?
A radiação solar age intensamente sobre os cabelos: raios UV destroem a cutícula capilar, que protege os fios dos danos internos. Esse efeito deixa os fios mais vulneráveis a todos os outros tipos de riscos à integridade do fio: o próprio sol, vento, poluição, resquício de produtos e químicos, calor, e por aí vai. O resultado é um cabelo ressecado, áspero, desbotado, fraco e sem vida.
Protetor solar capilar e chapéu: 3 dicas de como proteger o cabelo do sol
Então, como curtir o sol sem danificar os cabelos? A boa notícia é que existem formas de como proteger os cabelos do sol em diversos momentos, principalmente naqueles de exposição prolongada, durante caminhadas, esportes, ou na curtição da praia e piscina. Separamos aqui 3 técnicas para ficar longe da radiação solar:
1. Hidratação constante (e nutrição também!)
A radiação solar e os danos subsequentes aos cabelos removem a água, nutrientes e vitaminas importantes para a saúde e beleza do cabelo, por isso, é importantíssimo que você esteja sempre repondo estes componentes. Você pode fazer isso através do tratamento de hidratação e nutrição capilar. A frequência indicada para esses tratamentos é, pelo menos, uma vez por semana, e assim, você impede que o hair resseque e enfraqueça.
2. Sombra, chapéu e muito filtro UV
É óbvio, mas vale a pena mencionar: o mais seguro e indicado para evitar a queimadura solar é proteger os cabelos e impedir a exposição. Como? Evite ficar muito tempo embaixo do calor, e use chapéus e lenços para se proteger. Além disso, procure por produtos que contenham proteção solar (geralmente, são identificados pelo termo “contém filtro UV), que possuem componentes específicos para bloquear ou filtrar os raios solares nocivos.
3. Cuide do couro cabeludo
Quando falamos dos prejuízos causados no cabelo pelo sol, você já logo deve pensar nos fios. No entanto, é importante ressaltar que o couro cabeludo é uma parte bem sensível da nossa pele, que raramente recebe a proteção solar que precisa. Por isso, além de adotar todos os cuidados mencionados anteriormente, estenda a preocupação também para o couro cabeludo: hidrate, nutra e proteja a região, para evitar queimaduras, irritações ou o enfraquecimento capilar.
Escrito por: Talitha Benjamin / https://universo.salonline.com.br/como-proteger-o-cabelo-do-sol/