Vamos falar sobre inclusão e exclusão social?
Exclusão Social no Brasil
No Brasil, a exclusão social está longe de ser um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes, nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas. Por outro lado, podemos comemorar alguns progressos nessa área. Como exemplos, temos o desenvolvimento de projetos sociais e ainda, a inclusão de disciplinas com temas transversais nas escolas: pluralidade cultural, orientação sexual e ética.
Temas como estes, estão intimamente relacionados com a cidadania e visam uma construção social menos desigual e mais tolerante na nossa sociedade. Além disso, o reconhecimento de culturas minoritárias segue aliadas com o objetivo de criar cidadãos mais tolerantes e conscientes de suas ações.
Nesse ínterim, diversos projetos e programas sociais surgem com o intuito de oferecer suporte para a visibilidade desses grupos minoritários. Um exemplo disso, são as cotas raciais desenvolvidas pelas universidades para incluir alunos de origem negra ou indígena. Com isso, essas pessoas somam suas vozes às outras, tendo, portanto, a oportunidade de mostrar sua história e opiniões sobre determinados temas.
Inclusão Social
A Inclusão Social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade.
Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos. Ela busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social. Projetos e Programas de inclusão de diversas instituições pelo mundo têm diminuído cada vez mais o problema da exclusão
Tipos de Exclusão Social
Há diversos tipos de exclusão social, das quais se destacam:
Exclusão Cultural e Étnica: conceito atribuído as minorias étnicas e culturais, por exemplo, a exclusão dos índios.
Exclusão Econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores, por exemplo, os pobres.
Exclusão Etária: designa a exclusão por idades, por exemplo, crianças e idosos.
Exclusão Sexual: tipo de exclusão que é determinada pelas diferentes preferências sexuais, por exemplo, a exclusão dos transexuais.
Exclusão de Gênero: relativo ao gênero masculino e feminino, por exemplo, a exclusão das mulheres.
Exclusão Patológica: exclusão relativa às doenças, por exemplo, os portadores de HIV.
Exclusão Comportamental: aborda sobre os comportamentos destrutivos, por exemplo, dos indivíduos toxicodependentes.
Escrito por: Juliana Bezerra- Professora de História / https://www.todamateria.com.br/