Covid-19: Turistas que comprovarem terem tomado as duas doses da vacina, não vão precisar de quarentena.
Covid-19: Turistas que comprovarem terem tomado as duas doses da vacina, não vão precisar de quarentena.
Os ministros estão "trabalhando em" planos para viagens sem quarentena de países da lista âmbar para pessoas que estão totalmente vacinadas, disse Matt Hancock. Ele disse que os planos para a Inglaterra não foram "aconselhados clinicamente ainda". Mas o secretário de saúde disse que o governo estava estudando planos para permitir que a vacina "trouxesse de volta" algumas liberdades. Atualmente, os viajantes que chegam de países nas listas de viagens vermelha ou âmbar precisam se isolar por 10 dias.
Questionado na Sky News se a medida poderia entrar em vigor já em agosto, Hancock disse: "Chegaremos lá quando for seguro fazê-lo." A secretária de Comércio Internacional, Liz Truss, disse a Jeremy Vine, da BBC Radio 2, que não especularia sobre o que aconteceria em termos de viagens, mas disse que o governo estava procurando o que poderia fazer para "diminuir as exigências onde faz sentido".
Ela disse: "Não estamos prontos para fazer um anúncio ainda, mas fundamentalmente o que precisamos fazer é - ao mesmo tempo que mantemos as pessoas seguras - nos certificar de que estamos liberando as regras o máximo que pudermos." Em resposta aos comentários de Hancock, a parlamentar verde Caroline Lucas, vice-presidente do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre o Coronavírus, disse que eliminar as medidas de quarentena seria "imprudente" e pediu ao governo que se concentre na atualização dos sistemas dos aeroportos.
“A variante Delta chegou aqui no Reino Unido precisamente por causa de requisitos inadequados de pré-viagem e exames de saúde nos salões de desembarque do Reino Unido, agravados pela falta de apoio e aplicação da quarentena obrigatória”, disse ela. De acordo com as regras atuais para a Inglaterra, as chegadas dos poucos países da lista verde não precisam ficar em quarentena, mas devem reservar um teste para o segundo dia de seu retorno.
Aqueles que chegam de destinos da lista vermelha devem se isolar em um hotel aprovado pelo governo por 10 dias. Aqueles que vêm de países âmbar, a categoria que cobre a maioria dos outros países, devem ficar em quarentena por 10 dias. Eles não precisam estar em um hotel.
O secretário de saúde também disse ao programa Today da BBC Radio 4 que a Inglaterra permaneceu "no caminho" para o relaxamento das restrições ao coronavírus em 19 de julho, com as taxas de casos "diminuindo" e as hospitalizações "não aumentando rapidamente". Ele disse que o número de pessoas morrendo de Covid na Inglaterra permanece "muito, muito baixo" e disse que isso mostra que "a vacina estava funcionando". Hancock também alertou que o inverno que se aproxima pode ser "desafiador", mas disse esperar que o governo não tenha que trazer de volta as restrições.
Em todo o Reino Unido, houve 93 mortes envolvendo a Covid-19 registradas durante a semana de 11 de junho - o menor número em uma única semana desde o feriado de agosto do ano passado. O Office for National Statistics disse que sua pesquisa sugere que as infecções continuam a aumentar na Inglaterra, mas a "tendência é incerta" na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Fonte: BBC News