A vacina Novavax mostra 89% de eficácia em testes no Reino Unido.

A vacina Novavax mostra 89% de eficácia em testes no Reino Unido.

Uma nova vacina contra o coronavírus demonstrou ser 89,3% eficaz em ensaios de larga escala no Reino Unido. O Novavax jab é o primeiro a mostrar em testes que é eficaz contra a nova variante do vírus encontrada no Reino Unido, disse o editor médico da BBC, Fergus Walsh.

O PM acolheu as "boas notícias" e disse que o regulador de medicamentos do Reino Unido agora avaliará a vacina. O Reino Unido garantiu 60 milhões de doses do jab, que será feito em Stockton-on-Tees, no nordeste da Inglaterra.

As doses devem ser entregues no segundo semestre deste ano, se aprovadas para uso pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), disse o governo. O Reino Unido aprovou até agora três vacinas contra o coronavírus para uso de emergência - uma da Oxford University a AstraZeneca, outra da Pfizer a BioNTech, e uma terceira da empresa farmacêutica Moderna.

Quando vou receber uma vacina da Covid?

O Novavax jab, que é administrado em duas doses, demonstrou ser 89,3% eficaz na prevenção de Covid-19 em participantes de seu ensaio clínico de Fase 3 no Reino Unido. Os testes de Fase 3 - o estágio final antes de uma vacina ser avaliada por um regulador - envolveram mais de 15.000 pessoas com idades entre 18 e 84 anos, das quais 27% tinham mais de 65 anos, disse a empresa americana Novavax.

Na parte sul-africana do ensaio, onde a maioria dos casos era da variante sul-africana do vírus, a vacina foi 60% eficaz entre aqueles sem HIV. Stan Erck, presidente-executivo da Novavax, disse que os resultados do teste no Reino Unido foram "espetaculares" e "tão bons quanto poderíamos ter esperado", enquanto a eficácia na África do Sul foi "acima das expectativas das pessoas". Ele disse à BBC que a fábrica em Stockton-on-Tees deve estar pronta e funcionando em março ou abril, com a empresa esperando obter a aprovação para a vacina da MHRA na mesma época.

A ministra Lucy Frazer disse à BBC Breakfast que o governo não pode definir um prazo exato para a aprovação do jab de Novavax, pois o processo de regulamentação está "fora de nosso controle". Mas ela disse que o NHS estaria "pronto para distribuir [a vacina] nos braços das pessoas" assim que os suprimentos estivessem disponíveis.

O secretário de Saúde, Matt Hancock, disse que a nova vacina seria "mais uma arma em nosso arsenal para vencer esse terrível vírus", se aprovada. Agradecendo aos pesquisadores e voluntários que participaram dos testes, ele acrescentou: "Estou orgulhoso do Reino Unido estar na vanguarda de mais um avanço médico."

O professor Paul Heath, investigador-chefe do estudo britânico Novavax, disse que as descobertas dos testes clínicos foram "descobertas extremamente empolgantes", particularmente por causa da eficácia do jab contra a variante britânica. Peter Openshaw, professor de medicina experimental no Imperial College London, disse que as descobertas de que a vacina deu altos níveis de proteção na parte do estudo no Reino Unido foram "excelentes", mas que o nível mais baixo de proteção observado na África do Sul foi "uma preocupação" .

Esses resultados de teste extremamente encorajadores sugerem que outra vacina poderosa contra o coronavírus poderá em breve estar ao nosso alcance. Ele funciona de maneira um pouco diferente dos que já estão disponíveis - mas faz o mesmo trabalho de ensinar o sistema imunológico do corpo a reconhecer e combater o vírus pandêmico.

Além disso, parece ser eficaz também contra variantes emergentes e mais infecciosas do coronavírus - algo que os cientistas temiam que não fosse possível porque as vacinas foram todas projetadas para corresponder ao vírus original, não essas novas versões mutadas. Mesmo a variante da África do Sul, que passou pelas mudanças mais preocupantes, não parece conseguir escapar totalmente. Linha cinza de apresentação 2px Nadhim Zahawi, o ministro do governo do Reino Unido responsável pelo lançamento da vacina, disse: "Tendo participado do teste da vacina da Novavax, estou particularmente emocionado em ver esses resultados positivos". O líder trabalhista, Sir Keir Starmer, descreveu os resultados do ensaio como "notícias fantásticas" e "mais um passo para vacinar a Grã-Bretanha".

No total, o Reino Unido encomendou 100 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca e 40 milhões da vacina Pfizer-BioNTech - ambas as quais estão atualmente sendo lançadas no Reino Unido. Outros 17 milhões de doses da vacina Moderna, que foi aprovada pelo MHRA no início de janeiro, são esperados para a primavera.

O objetivo é dar a todos os quatro grupos prioritários - até 15 milhões de pessoas - uma primeira dose até meados de fevereiro. As vacinas Pfizer e Moderna contam com tecnologia que não foi usada em vacinas anteriores, mas o jab Novavax usa um método mais tradicional de recriar parte da proteína spike do vírus para estimular o sistema imunológico.

Mais de 7,4 milhões de pessoas no Reino Unido receberam até agora a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus, de acordo com os últimos dados do governo. Anteriormente, o primeiro-ministro e a Saúde Pública da Inglaterra (PHE) defendeu o uso do jab Oxford-AstraZeneca, depois que a Alemanha recomendou que ele só fosse dado a pessoas com menos de 65 anos. A Dra. Mary Ramsay, chefe de imunizações do PHE, disse que a vacina oferece "altos níveis de proteção" contra a Covid-19, particularmente contra doenças graves.

Previous
Previous

Pessoas em áreas de teste de variantes da África do Sul são recomendadas a 'pensar duas vezes’ antes de sair de casa.

Next
Next

Quais são os poderes da polícia se as pessoas violarem as regras da Covid?