Definindo o “Ego”

Definindo o “Ego”

Márcia Peel Terapeuta Holística e Motivacional

A palavra “ego” vem do latim e significa, simplesmente, “eu”.

Para certas filosofias o “ego” refere-se à autoconsciência, ao autoconhecimento. Tem como definição também como um “ser” que vive dentro de nós e que distingue nossos comportamentos pouco saudáveis, como o egocentrismo e o egoísmo.

E é sobre este nosso “Eu” interior que vamos conversar. No decorrer da minha vida tive vários sinônimos para o senhor “Ego”, como presunção, arrogância, entre outros. Sempre o coloquei como arma dos vilões, dos fortes, dos que ameaçam e se sentem superiores.

Hoje posso garantir que ele representa muito mais. O Senhor Ego não só nos torna muitas vezes prepotentes como também nos derruba e nos boicota. Com o passar dos anos e agora principalmente que estudo mais a mente humana, descobri que o “Ego” também nos vitimiza, nos coloca sempre na mira das críticas, nos faz sentir sempre errados ou devedores. Faz com que venhamos a vestir “carapuças “ que nem nos cabem. E na atualidade tem contribuído muito para depressão e baixa estima.

E como combater esse inimigo iminente que vive dentro de nós? Elevando sua autoestima por meio do autoconhecimento. Sabendo definir seus limites e como atingir suas metas e realizar seus sonhos. Com isso aprenderá a se defender sem se vitimizar ou agredir.

Quando sentir que está tendo um comportamento que você no íntimo não aprova, converse com seu “Ego” e o coloque no seu lugar. Não o deixe te dominar. Livre-se dele sempre buscando o positivismo e o autocontrole. Te garanto que dificilmente ele irá te vencer. Fica a dica!

Previous
Previous

Gung Ho – O Trabalho de Uma Equipe

Next
Next

A IDADE DA ALMA