O que é saúde intestinal e por que é tão importante?
Como ajudar a manter seu intestino saudável?
O que é saúde intestinal e por que é tão importante?
Cuidar da nossa digestão com uma dieta adequada ao intestino é uma ótima maneira de ajudar seu corpo e sua mente a se sentir bem. Fazer isso pode ajudar a manter as bactérias em nosso intestino equilibradas e prósperas, o que nos ajuda a nos manter saudáveis. O intestino também pode potencialmente influenciar nosso cérebro e nosso humor através dos 100 milhões de neurônios encontrados lá, e é por isso que nosso intestino às vezes é conhecido como o segundo cérebro.
Portanto, os alimentos que ingerimos precisam alimentar as bactérias que lá existem.
Como todos somos diferentes, não existe uma dieta adequada para todos, mas algumas coisas são comuns a todos. Vamos dar uma olhada em algumas dicas para ajudar a manter nosso intestino saudável e feliz.
Estilo de vida e saúde intestinal
Você já sentiu seu estômago revirar quando se sentiu estressado ou desconfortável?
Sentir-se tenso pode atrapalhar um pouco o sistema digestivo e causar sintomas como dor de barriga, constipação, indigestão, diarréia e azia, mas os sintomas variam de pessoa para pessoa. Portanto, alguém pode sentir náuseas, enquanto alguém pode aparecer no banheiro com mais frequência ou perder o apetite.
Então, como você pode ajudar a gerenciar o estresse diário e a cuidar da saúde intestinal?
Se você estiver se sentindo um pouco tenso, relaxe adequadamente com um aplicativo calmante, ioga, uma longa caminhada ou até mime-se com uma massagem. Se o estresse diário significa que você deixou de comer ou se sente um pouco inchado, tente não se preocupar com isso, pois isso pode piorar as coisas. Faça pequenas refeições regulares e mordisque lanches saudáveis para ajudar a manter seus níveis de energia altos e não sobrecarregar o corpo.
É importante ser gentil com seu corpo quando você estiver estressado, então procure frutas, vegetais e nozes em vez de batatas fritas, chocolate e café!
Álcool, bebidas com gás e cafeína podem aumentar os níveis de ansiedade, se você já estiver estressado, então tente remover as opções de café ou chá de ervas. Lembre-se de manter a ingestão de líquidos bebendo muita água. Se você é fumante, parar pode ajudar a prevenir o refluxo ácido e a azia.
O exercício regular também pode ajudar a manter o intestino em boa forma, pois a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todos os músculos - incluindo o intestino! É recomendável que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercícios regulares por semana.
Por que não tentar a aula de ginástica que você sempre quis fazer?
Eu estou comendo certo?
Não estamos falando apenas do que você coloca no seu corpo, mas como você o faz! É importante não apressar a comida e garantir que você a mastigue corretamente - não importa a pressa que você esteja. Outras dicas principais incluem:
• Não coma demais - reduza o tamanho da porção ou tente comer de quatro a cinco refeições menores por dia, em vez de três grandes
• Coma regularmente e tente não pular refeições
• Evite refeições grandes antes de dormir - refeições maiores antes de dormir podem causar azia e também atrapalhar o seu sono.
• Sente-se ereto e coma devagar - coma à mesa do jantar sem distrações (adeus, telefone celular!) E lembre-se de se sentar ereto, pois isso ajuda seu intestino a fazer o trabalho de digerir sua comida adequadamente.
Obtenha fibra suficiente
A maioria das pessoas (90%) no Reino Unido tende a comer menos fibras do que deveria, mas as fibras são realmente importantes, pois podem ajudar na saúde digestiva e prevenir a constipação. A inclusão de fibras suficientes e uma variedade de fontes em sua dieta pode ajudar a nutrir e equilibrar as bactérias em seu intestino. Tente não adicionar muita fibra à sua dieta de uma só vez, pois esse aumento repentino pode causar ventos e inchaço. Faça a transição gradualmente e beba bastante líquido.
A ingestão dietética recomendada de fibra para um adulto é de 30g por dia e pode ser encontrada em:
• pão integral
• Arroz castanho
• frutas e vegetais
• Leguminosas (lentilhas, ervilhas)
• Feijões
• Nozes Aveia
• sementes
• Batata com casca
• Cereais integrais
Beber grande quantidade de líquidos .
A fibra age como uma esponja, absorvendo a água à medida que passa, portanto, estar bem hidratado pode ajudar na digestão e manter as coisas em movimento. Tente tomar um copo de água a cada refeição ou peça uma garrafa de água reutilizável para levar para todos os lugares com você e mantenha-a à vista - você pode até baixar um aplicativo de lembrete de água se esquecer de beber durante o dia. Você deve evitar ou limitar as bebidas com cafeína, pois bebidas como chá, café e refrigerantes podem causar sintomas digestivos, como azia, em alguns casos.
Reduzir a gordura
Alimentos ricos e gordurosos, incluindo batatas fritas, fast food, tortas, massa, queijo, pizza, molhos cremosos, lanches como batatas fritas, chocolate, bolo e biscoitos, óleos para barrar e cozinhar, e carnes gordurosas, como hambúrgueres e salsichas, podem desafiar sua digestão e pode causar sintomas como indigestão e desconforto. Em vez de fritar alimentos, tente grelhar, limite as refeições, coma pequenas quantidades de carne magra, frango sem pele e comer legumes ou nozes em vez de batatas fritas e frutas em vez de biscoitos e bolos.
Desconfie de seus gatilhos de sintomas intestinais
Se você não tiver certeza de quais alimentos estão causando desconforto no estômago, tente manter um diário de alimentos e sintomas por um mês e verifique novamente quais são os gatilhos. Você pode tentar evitar esse alimento no futuro ou reduzi-lo ao mínimo, mas certifique-se de substituí-lo por outra coisa para manter sua dieta equilibrada e saudável. Não são apenas alimentos condimentados ou saborosos que podem causar problemas; outros alimentos também podem prejudicar a digestão em algumas pessoas, como:
• Alimentos picantes
• Goma e balas sem açúcar (sorbitol, manitol e xilitol)
Feijões e leguminosas
• Repolho, couve-flor, couve de bruxelas, cebola, alho, alho-poró
• bebidas com gás
• Laticínios - se você não conseguir digerir a lactose
Certifique-se de dar tempo ao seu sistema digestivo para se adaptar a quaisquer alterações. Se o seu desconforto persistir depois de seguir o estilo de vida geral e os conselhos dietéticos, fale com o seu médico que poderá encaminhá-lo a um profissional de saúde com experiência em gerenciamento alimentar que possa garantir que sua dieta seja nutricionalmente adequada enquanto segue a intervenção dietética, por exemplo. um nutricionista.