Coronavírus: E se você estiver com medo de voltar ao trabalho, você pode ser demitido se recusar?

Coronavírus: E se você estiver com medo de voltar ao trabalho , você pode ser demitido se recusar?

Embora a flexibilização das restrições seja bem-vinda pelos que estão ansiosos para reiniciar a economia, haverá ansiedade entre os trabalhadores.

Com o relaxamento das medidas de bloqueio, as pessoas na Inglaterra que não podem fazer seu trabalho em casa agora estão sendo ativamente encorajadas a ir trabalhar, em vez de serem instruídas a fazê-lo apenas se for necessário.

Embora a medida seja bem-vinda por aqueles ansiosos por reiniciar a economia paralisada após quase dois meses de restrições ao coronavírus, haverá preocupação entre alguns funcionários sobre sua segurança e o risco de infecção.

Então, onde estão os trabalhadores britânicos na nova normalidade da crise do COVID-19?

shutterstock_1721926303.jpg

O que o governo do Reino Unido disse?

Sob a orientação revisada para a Inglaterra, o governo ainda diz que aqueles que podem trabalhar em casa devem continuar a fazê-lo "sempre que possível" para reduzir o risco de transmissão. No entanto, aqueles que não podem trabalhar em casa devem voltar afirma, destacando certos setores, incluindo produção de alimentos, construção, fabricação e distribuição.

As únicas exceções são os locais de trabalho, como bares e restaurantes e lojas não essenciais, que atualmente precisam permanecer fechados.

Vale ressaltar que as administrações desconcentradas da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte continuam com a "mensagem de ficar em casa" existente e não incentivam o retorno ao trabalho.

E se eu tiver medo de voltar ao trabalho?

O governo está incentivando empregadores e funcionários a discutir e acordar acordos de trabalho. Embora todo esforço deva ser feito para ajudar as pessoas a trabalhar em casa, onde não puderem, a orientação oficial indica que os empregadores devem adotar medidas práticas e claras para ajudar a proteger os funcionários e criar um local de trabalho seguro, como trabalhar em turnos.

Os gerentes também foram instruídos a discutir com a equipe uma avaliação de risco para identificar as precauções que podem ser necessárias. O governo diz que aqueles que continuam preocupados com o fato de não serem tomadas medidas para gerenciar riscos, como o distanciamento social, devem denunciá-lo à autoridade local ou ao Executivo de Saúde e Segurança, que pode tomar medidas.

É também para publicar as chamadas diretrizes "COVID-19 Secure" sobre a segurança dos locais de trabalho, que foram desenvolvidas em consulta com mais de 200 líderes empresariais e organizações sindicais. No entanto, embora tudo esteja bem no papel, os críticos lançam dúvidas sobre a eficácia do plano no mundo real do trabalho e as pressões cotidianas que ele cria.

shutterstock_1656915157.jpg

E se meu chefe tentar me demitir porque eu não vou trabalhar?

O governo diz que os chefes devem tomar "decisões socialmente responsáveis ​​e ouvir as preocupações de seus funcionários", enquanto alcançam "um acordo pragmático sobre seus acordos de trabalho". Aqueles que precisam de aconselhamento devem procurar o Serviço de Consultoria, Conciliação e Arbitragem (ACAS), onde podem obter conselhos imparciais sobre disputas no local de trabalho, de acordo com as orientações. Mas, novamente, é provável que trabalhadores e sindicatos estejam buscando maior segurança do que isso.

Qual é a opinião do advogado?

Rustom Tata, sócio do escritório de advocacia DMH Stallard e chefe do grupo de trabalho da empresa, disse: "Muitos trabalhadores, presumivelmente em licença se não puderam trabalhar nos últimos dois meses, ainda estarão preocupados com os riscos à saúde de comparecer ao trabalho sem que haja disposições muito claras em termos de quais medidas de proteção estão sendo tomadas no local de trabalho. "Para outros, a jornada de ida e volta ao trabalho apresentará um desafio logístico. E isso é antes dos riscos à saúde de viajar em transporte público". Ele acrescentou: "Na maioria dos casos, se o funcionário não comparecer ao trabalho, o empregador pode tentar, de maneira nociva, demiti-lo.

"No entanto, na prática é improvável que isso aconteça. Uma demissão quase certamente seria injusta. "

De fato, os funcionários que levantam preocupações sobre sua segurança no local de trabalho podem ser capazes de reivindicar demissão injusta com maior remuneração e sem precisar de um período mínimo de serviço".

Fonte : BBC

Previous
Previous

Quais as ajudas que os autônomos e pequenas empresas limitadas tem direito durante o Coronavírus.

Next
Next

Lockdown: Quais são as novas regras estabelecidas por Boris Johnson?