Saudável e Divertido

Saudável e Divertido

Barbara de Souza Chef de cozinha

Cozinhar é muito mais do que preparar a comida. E o que dizer de cozinhar junto com os filhos, então? Não há maneira melhor do que essa para apresentar às crianças novos sabores, ensinar-lhes noções de responsabilidade, organização, higiene, matemática e consciência ambiental.

Além de ser uma maneira agradável de passar mais tempo com eles. Cozinhar pode se transformar num momento importante de resgatar uma memória, uma lembrança. Fazer aquele biscoito da avó junto com as crianças ganha outro sentido visto assim – e é muito importante compartilhar isso com os pequenos. Escolha uma receita fácil para preparar junto com as crianças.

Faça uma lista do que irá precisar e se possível leve-as junto às compras, isso ajuda a despertar a curiosidade, visite os farm markets, lá encontrarão alimentos produzidos localmente com grande variedade. Deixe as crianças se encantarem com os alimentos coloridos, encoraje-as a perguntar de onde vem aquela fruta, ver os legumes ainda com um pouco de terra, ao contrário de já estarem completamente embalados em plástico.

Crianças literalmente adoram pôr a mão na massa – não se preocupe com a bagunça, é nesse momento que você estará ensinando como ser organizado, e depois é só pedir ajuda com a limpeza. O mais importante é que seja divertido e que a criança fique feliz e orgulhosa por ter feito algo gostoso que todos comerão.

Boa diversão!

“Cupcakes de Cenoura e Beterraba”

150 g de cenoura

130 g de beterraba

150 g de iogurte grego

2 ovos

1 colher de fermento em pó

1 pitada de sal

75 g de açúcar mascavo

200 g de farinha integral

Modo de preparo:

Em um liquidificador, adicione a cenoura, beterraba, os ovos e o iogurte, depois misture. Em uma tigela, adicione a farinha integral, o açúcar, sal e misture, acrescente o fermento e misture lentamente. Asse em um forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 17 minutos. Rendimento 12 a 15 cupcakes.

shutterstock_1617214066.jpg

COMBATER O DESPERDÍCIO

Sustentável e ainda te deixa saciada por mais tempo, a casca da banana é rica em fibras e tem menos calorias que a fruta em si, e assim como o inhame, possui um baixo índice glicêmico. Isto é, ela eleva os níveis de açúcar do sangue devagar, sem picos e quedas bruscas.

Casca Louca de Banana

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes:

Casca de 4 bananas

½ limão ou 1 colher (sopa) de vinagre

1 cebola média picada

½ pimentão

2 colheres (sopa) de azeite

4 colheres de molho de tomate

½ xícara de água Sal

Opcional Salsinha ou cebolinha

Modo de preparo:

Corte as cascas da banana em tiras e coloque-as de molho na água com suco de ½ limão ou vinagre. O limão/vinagre tem a tarefa de aliviar a adstringência da banana. Em uma panela em fogo médio, frite a cebola, e quando ela estiver bem douradinha, adicione as cascas de banana e o pimentão. Deixe refogar por 3 minutos e, por fim, adicione o molho de tomate, ½ xícara de água e sal a gosto. Deixe em fogo médio até a casca cozinhar, finalize com salsinha ou cebolinha. Boa diversão!

Captura-de-Tela-2018-09-20-às-18.08.18.png
Previous
Previous

Até 40 estações de metrô de Londres serão fechadas hoje.

Next
Next

Ovos de Páscoa de colher - um pouco do Brasil na terra da rainha.