O que é Sugar Tax?
As empresas pagam impostos com base no teor de açúcar de suas bebidas.
Tentativas de reduzir os níveis crescentes de obesidade e cárie dentária levaram a um novo imposto sobre refrigerantes e bebidas açucaradas.
Mas qual é o imposto e quando foi trazido? Aqui está o que você precisa saber.
Qual é o imposto sobre o açúcar?
O imposto sobre o açúcar é uma taxa aplicada às empresas de bebidas para reduzir os altos níveis de açúcar nos refrigerantes. As empresas são tributadas de acordo com o teor de açúcar de seus produtos.
Uma é para bebidas com um teor total de açúcar superior a 5g por 100ml, enquanto uma segunda taxa mais alta é aplicada a bebidas com 8g por 100ml ou mais.
O imposto sobre o açúcar foi criado para reduzir o consumo de bebidas com adição de açúcar.
Quando o preço das bebidas com gás aumentou?
O imposto sobre o açúcar entrou em vigor em 6 de abril de 2018, depois que as esperanças de uma reviravolta da PM Theresa May foram frustradas. Estima-se que o imposto arrecadou cerca de £ 520 milhões, que foi usado para financiar esportes nas escolas primárias.
Quanto as bebidas com gás aumentaram?
Uma lata padrão de Coca-Cola comum subiu cerca de 8p para uma lata de 70p. Uma garrafa de coca-cola de 1,75 ml aumentou de aproximadamente 1,25 libras para 1,49 libras. O favorito da Escócia, Irn Bru (10,5g por 100ml), enfrentará um aumento semelhante ao da Coca-Cola, juntamente com Red Bull (11g por 100ml), Dr Pepper (10,3g por 100ml) e Old Jamaica Ginger Beer (15,2g por 100ml).
O suco de frutas puro está isento do imposto, mas os fãs de um G&T refrescante podem sentir o aperto quando a água tônica do Fever Tree Indian cai na faixa mais alta, com 8g por 100ml.
Bebidas com alto teor de leite são isentas devido ao seu teor de cálcio. Refrigerantes sem açúcar, como Diet Coke e Coca-Cola Zero, não estão sujeitos ao imposto.
O sucesso do imposto sobre o açúcar mostra que maus hábitos podem ser quebrados com mudanças positivas
A taxa sobre bebidas açucaradas reduziu o consumo de açúcar, mostram pesquisas
Numa época em que os problemas do mundo parecem intransponíveis, as pequenas vitórias podem parecer ainda mais doces. Assim como a taxa 5p levou ao consumo de sacolas plásticas em queda de 86% em três anos, agora o imposto sobre o açúcar foi aclamado como um sucesso, fazendo com que os fabricantes reduzissem o valor de suas bebidas. Ambas as medidas podem parecer gotas no oceano em comparação com o tsunami de questões que pairam sobre nós, como mudanças climáticas e problemas de saúde relacionados à dieta.
Mas isso sinaliza uma importante mudança de atitude para o público e nossos fornecedores. Agora, é muito mais provável que os consumidores leiam os rótulos com um olhar crítico e exijam padrões mais altos em nosso fornecimento de alimentos.
Gostos açucarados Mais fabricantes estão introduzindo alternativas saudáveis ou vegetarianas aos nossos alimentos de conveniência favoritos. Agora é mais fácil almoçar saudável na rua do que nunca. Nem todo mundo está emocionado com o nosso futuro um pouco menos doce.
Um aficionado por Irn Bru, John Davidson, recusou-se a comprar sua bebida favorita depois que a receita foi alterada em 2018 (reduzindo o açúcar de 10,3g para 4,7g por 100ml).
Felizmente para John, a AG Barr, fabricante do Irn Bru, lançou uma versão "antiga e não melhorada" da bebida para atender à demanda.