Covid se espalha rápidamente na Inglaterra.
Covid se espalha rápidamente na Inglaterra.
Covid está se espalhando "significativamente" mais rápido pela Inglaterra do que até mesmo o cenário "pior possível" previsto pelo governo, revelam documentos.
O Scientific Advisory Group for Emergencies (Sage) diz que há cerca de quatro vezes mais pessoas pegando Covid do que o previsto.
Um "pior cenário razoável" é usado pelas autoridades e pelo NHS para planejar os próximos meses.
Havia estimado 85.000 mortes de Covid durante o inverno.
Mas um documento oficial da Sage, datado de 14 de outubro e publicado hoje, revela que estamos em uma posição pior do que o esperado.
Cientistas que analisaram os números estimaram que, em meados de outubro, havia entre 43.000 e 74.000 pessoas sendo infectadas com coronavírus todos os dias na Inglaterra.
Seu relatório dizia: "Isso está significativamente acima do perfil do pior cenário razoável, onde o número de infecções diárias na Inglaterra permaneceu entre 12.000-13.000 durante outubro."
Acrescentou que o número de pessoas com Covid precisando de cuidados hospitalares já é maior do que o plano de inverno e as mortes "quase certamente" excederão o plano nas próximas duas semanas.
No entanto, isso não é o mesmo que dizer que mais de 85.000 pessoas morrerão neste inverno. A ação do governo ainda pode mudar o curso da pandemia.
O relatório afirmou que, se os casos caírem em "um futuro muito próximo" então as mortes maiores do que o previsto "só podem continuar por três a quatro semanas".
Mas se os casos não forem controlados, a "epidemia divergirá ainda mais do cenário de planejamento", acrescentou.
Mesmo que os casos sejam controlados hoje, espera-se que as mortes aumentem por mais um mês devido ao tempo entre quando alguém está infectado, quando precisa de cuidados hospitalares e quando morre.