Coaching financeiro e as finanças de início de ano

Coaching financeiro e as finanças de início de ano

O fim de ano deixa as pessoas muito empolgadas. É o 13º que cai na conta, as festas de Natal e Ano Novo que instigam intensamente as pessoas a comprarem coisas novas. Esse entusiasmo pode arrefecer um pouco com as finanças de início de ano.

O início de ano é marcado por uma série de contas e despesas: IPVA, DPVAT, Licenciamento de veículo (dependendo da placa do carro), Imposto de Renda, material escolar, enfim, diversas despesas e que pesam consideravelmente nesse início de ano.

No meio de tantas pendências financeiras a resolver, nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende mais do assunto, como o coaching de finanças, por exemplo.

Como organizar as finanças de início de ano?

Devido a enorme quantidade de despesas “extras”, anuais (além daquelas despesas mensais habituais), podemos ficar perdidos e até mesmo acabar em uma situação financeira complicada e apertada.

Um coach de finanças é um elemento bem estratégico nesse contexto. Ele irá te orientar de uma forma bastante ampla e completa e assim permitindo a você dar conta de permanecer com suas despesas em dia.

Colocamos abaixo alguns pontos que o seu coach de finanças irá possivelmente trabalhar com você.

  • Planejamento com antecedência

O quanto antes você solicitar a ajuda de um coach melhor. Isso te dará mais tempo para seguir as orientações dele e organizar suas finanças de forma prévia e evitando o máximo de possíveis imprevistos.

  • Gastos com sabedoria

No fim do ano, como dissemos, há toda uma empolgação com as festas e gastamos desmedidamente. Você irá aprender a controlar melhor os gastos, comprando menos e o que comprar comprar com condições mais favoráveis.

  • Visão panorâmica dos gastos

Costumamos ir gastando à torto e à direito, sem atentar quanto, quando e como gastamos, vendo só o imediato, o curto prazo. O coach de finanças vai nos auxiliar a enxergar suas despesas como um todo e direcionar melhor seus recursos.

  • Ampliação da consciência financeira

Uma das grandes causas para o endividamento é a falta de consciência sobre como usamos nossos recursos, sempre estudando e planejando tudo corretamente.

Atravessando o início de ano sem apertos

Na medida do possível, guarde algum dinheiro e pague todas as suas despesas de início de ano à vista. Pechinche sempre. Caso não seja possível pagar à vista, parcele com cuidado e inteligência. Com a ajuda do coach e uma boa dose de disciplina de sua parte, tudo ficará mais simples.

Síbia Keila

www.sibiakeila.com

Previous
Previous

A VIRGEM GRÁVIDA

Next
Next

Gabriella: A Voz da Inspiração