Tudo sobre o DIU mirena e de cobre.
Tudo sobre o DIU mirena e de cobre
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Ele só pode ser colocado e removido pelo ginecologista, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, deve ser colocado, preferencialmente, nos 12 primeiros dias do ciclo.
O DIU apresenta uma eficácia igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, devendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa. Existem dois tipos principais de DIU:
DIU de cobre ou DIU Multiload: é feito de plástico, mas revestido somente com cobre ou com cobre e prata;
DIU hormonal ou DIU Mirena: contém um hormônio, o levonorgestrel, que vai sendo liberado no útero após a sua inserção. Saiba tudo sobre o DIU Mirena.
Uma vez que o DIU de cobre não envolve o uso de hormônios, geralmente tem menos efeitos colaterais no resto do corpo, como alterações de humor, peso ou diminuição da libido e pode ser utilizado em qualquer idade, não interferindo com a amamentação.
No entanto, o DIU hormonal ou Mirena também tem várias vantagens, contribuindo para a diminuição do risco de câncer do endométrio, redução do fluxo de menstruação e alívio das cólicas menstruais. Dessa forma, este tipo também é muito utilizado em mulheres que não necessitem de contracepção, mas que estão fazendo o tratamento de endometriose ou miomas, por exemplo.
Vantagens e desvantagens do DIU
Vantagens
É um método prático e de longa duração
Não há esquecimentos
Não interfere no contato íntimo
A fertilidade retorna ao normal depois de retirar Maior risco de gravidez ectópica
Desvantagens
Aparecimento de anemia devido às menstruações mais longas e abundantes que o DIU de cobre pode provocar
Risco de infeção do útero
Se ocorrer uma infecção por transmissão sexual, há maior probabilidade dela evoluir para uma doença mais grave, a doença inflamatória pélvica
Maior risco de gravidez ectópica
Dependendo do tipo, o DIU pode ter outras vantagens e desvantagens para cada mulher, sendo recomendado discutir essas informações com o ginecologista no momento de escolher o melhor método contraceptivo. Conheça outros métodos contraceptivos e quais suas vantagens e desvantagens.
Preço do DIU
O DIU pode ser comprado em qualquer farmácia e o preço pode chegar até aos 1000 reais. O preço da sua colocação pode ser de até R$ 600, dependendo do médico.
Como funciona
O DIU de cobre funciona impedindo que o ovo se fixe no útero e diminuindo a eficácia dos espermatozoides através da ação do cobre, perturbando a fecundação. Este tipo de DIU fornece uma proteção durante um período de aproximadamente 10 anos.
Já o DIU hormonal, por ação do hormônio, dificulta as ovulações e impede que o ovo se fixe no útero, espessando o muco do colo do útero de modo a formar uma espécie de tampão que impede os espermatozoides de chegarem lá, evitando assim a fecundação. Este tipo de DIU confere uma proteção por um período de até 5 anos.
Como é colocado
O procedimento para colocar o DIU é simples, dura entre 15 e 20 minutos e pode ser feito no próprio consultório ginecológico. A colocação do DIU pode ser feita em qualquer período do ciclo menstrual, no entanto é mais recomendado que seja colocado durante a menstruação, que é quando o útero encontra-se mais dilatado.
Para a colocação do DIU, a mulher deve ser colocada em posição ginecológica, com as pernas ligeiramente afastadas, e o médico insere o DIU até o útero. Depois de colocado, o médico deixa um pequeno fio dentro da vagina que serve como indicativo de que o DIU está colocado corretamente. Esse fio pode ser sentido com o dedo, no entanto não é sentindo durante o contato íntimo.
Por ser um procedimento que não é realizado com anestesia, a mulher pode sentir desconforto durante o procedimento.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais deste método contraceptivo incluem:
Dores ou contrações uterinas, mais frequentes nas mulheres que nunca tiveram filhos;
Pequena hemorragia logo após a colocação do DIU;
Desmaio;
Corrimento vaginal.
O DIU de cobre também pode provocar o aparecimento de menstruações mais longas, com maior hemorragia e mais dolorosas, apenas em algumas mulheres, principalmente nos primeiros meses após a inserção do DIU.
O DIU hormonal, além destes efeitos colaterais também pode provocar redução do fluxo menstrual ou ausência de menstruação ou pequenas saídas de sangue menstrual, chamadas de spotting, espinhas, cefaleias, dor e tensão mamária, retenção de líquidos, cistos do ovário e aumento de peso.
Quando ir ao médico
É importante que a mulher fique atenta e vá ao médico caso não sinta ou veja os fios guias do DIU, surjam sintomas como febre ou calafrios, seja percebido inchaço na região genital ou a mulher sinta cólicas abdominais fortes. Além disso, é recomendado ir ao médico caso haja aumento do fluxo vaginal, sangramentos fora do período menstrual ou sinta dor ou sangramento durante as relações sexuais.
Caso surja algum destes sinais é importante consultar o ginecologista para avaliar o posicionamento do DIU e tomar as medidas necessárias.
Fonte: https://www.tuasaude.com