A importância do trabalho em equipe!

A importância do trabalho em equipe!

No atual panorama corporativo de competitividade, uma das principais características pretendidas pelas empresas é saber ter espirito de equipe!

 

Essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com maior rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional. O trabalho em equipe é algo muito importante e eficaz para o sucesso das empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada e sem estímulos, pode arruinar projetos e prejudicar a empresa.

 

shutterstock_768901927.jpg

O segredo do trabalho em equipe, está na delegação de responsabilidades e não de tarefas. Onde cada profissional, com os seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver cada etapa do processo que lhe é atribuído. E a condução desse processo, deve ser realizada por um líder que, não analise apenas os conhecimentos técnicos de cada profissional, mas também, que saiba aplicar as habilidades e competências de cada um, em prol do sucesso da sua equipe.

 

Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo, essa parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra humildade, inteligência emocional e companheirismo.

 

Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazê-lo em equipe. Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por esse motivo, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.

 

"Quem caminha sozinho pode chegar mais rápido, mas aquele que vai em equipe, com certeza vai mais longe. Clarice Lispector" 

 

O trabalho em equipe, deve ser, união, partilha e amizade em prol de um objetivo comum, por isso, é muito mais importante do que uma disputa individual, porque pode contribuir para melhorar o nosso desempenho.

 

Porém, existem ainda muitas pessoas que exercem actividades nas empresas, trabalhando em grupo, em vez de trabalharem em equipe!

 

No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e a sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que, tendem a ir além daquilo que foi determinado. Toda a equipe é um grupo, porém, nem todo o grupo é uma equipe.

 

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, trabalham individualmente e em geral reúnem-se por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Porque, uma equipe é um conjunto de pessoas, também com objetivos comuns, partilham informação, auxiliam-se mutuamente no cumprimento de metas específicas.

 

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe. Murillo Cintra" 

 

Um "grupo", são todas as pessoas que vão ver o mesmo filme ao cinema. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo, ver o filme. 

 

Uma "equipe", pode ser o elenco do filme, onde todos juntos trabalham para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.

 

Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho precisa ser planeado e elaborado.

 

Além disso, a interação da equipe agrega valor ao serviço e gera confiança entre os colaboradores, o que proporciona um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo. O trabalho em equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas e também de aprender com eles.

shutterstock_699827038.jpg

 

Características essenciais para uma equipe de sucesso:

 

- Partilha de informações e conhecimento

- Respeito e confiança mútua

- Capacidade de ouvir 

- Gerir impasses emocionais

- Enumerar prioridades

- Reconhecimento e feedback

 

Para destacar-se na carreira profissional, é fundamental desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe. Afinal, um profissional capaz de gerir e motivar os colegas, no alcance de melhores resultados e do desenvolvimento da equipe, tem mais hipótese de ocupar uma posição de liderança dentro da empresa.

Texto : Arnaldo Andrade

Contato:

addandrade@gmail.com