Ecografia Vaginal
Ecografia Vaginal
Conceito e Indicações
Dr. Vania Martins
Ginecologista
O ultrassom transvaginal é um exame conhecido na rotina da saúde da mulher. Como, por exemplo, pode ser usado em investigação ginecológica, obstétrica e medicina reprodutiva (Infertilidade do casal). Por meio da Ecografia Transvaginal, o ginecologista pode visualizar todo o aparelho reprodutor feminino; o útero, os ovários e as trompas (somente se estiverem dilatadas, com cistos ou nos casos de gravidez ectópica). O exame pode ser utilizado para diagnosticar miomas, câncer do endométrio, cistos, endometrioses, aderências pélvicas, estudo da fertilidade do casal, checar ovulação e gravidez. Ultrassonografia é um forte aliado nos casos de infertilidade do casal, por exemplo, no estudo da infertilidade feminina. Com a Ecografia Transvaginal 3D, podemos realizar a contagem de folículos (número de potencial eggs – Reserva Ovariana), investigar possíveis malformações uterinas (como útero bicorno, septado, unicorno) e o fluxo de sangue na camada uterina (endométrio).
O exame é essencial durante o período da estimulação ovariana (reprodução assistida). Deve ser feito com intervalos de dois dias, para checar a resposta do ovário à estimulação. É por meio dele que o especialista vai analisar a evolução do tratamento, como anda o crescimento dos folículos e qual é o momento certo para marcar o procedimento de fertilização (colher os folículos maduros e fertilizar – misturar com o espermatozoide). Mesmo que não haja indução ovulatória por meio de hormônios, injeçōes ou comprimidos, a mulher faz o ultrassom para que o médico avalie qual o ritmo em que seu corpo ovula (Estudo da Ovulação).
Como a Ecografia Transvaginal é realizada?
O exame é simples. O médico insere uma sonda, envolta por um preservativo e gel lubrificante, na vagina da paciente. É por meio desse objeto que o especialista capta as imagens do aparelho reprodutor feminino. No caso das pacientes de reprodução assistida (IVF), algumas sessões do exame serão feitas durante o período menstrual. Isso acontece porque o tratamento de reprodução começa nos primeiros dias do ciclo. Na rotina ginecológica, em ocasiões específicas, o médico também pode pedir que o ultrassom seja feito enquanto a mulher está menstruada pra avaliar algumas patologias.
Indicaçōes da Ecografia Transvaginal:
· aumento do volume do útero ou dos ovários no exame físico
· Sangramento vaginal anormal
· Irregularidade do ciclo menstrual
Suspeita de gravidez nas trompas
Dor pélvica crônica
Cistos de ovário
Miomas uterinos
Adenomiose
Endometriose
Infertilidade feminina
Contraindicações à ealização da Ecografia Transvaginal?
Como o exame é feito por meio da introdução de um transdutor pelo canal vaginal, a ultrassonografia transvaginal não é solicitada às pacientes que ainda não iniciaram a vida sexual. Vale lembrar que o ultrassom endovaginal não emite radiações e, por isso, não representa nenhum risco à saúde materno-fetal , não havendo portanto contraindicações para ser realizado no período da gravidez.
Após o procedimento de Ecografia Transvaginal
Não é necessário realizar nenhum tipo de repouso físico, sendo possível retornar às atividades cotidianas logo após o término do exame
O laudo do exame será emitido pelo médico que realizou o exame
Por meio da análise das fotos e do laudo descritivo, seu médico poderá firmar o diagnóstico e indicar o tipo de tratamento adequado
Ecografial no Pré-Natal
Indicamos realização de exames ultrassonográficos na gestação nos seguintes períodos:
Primeiro trimestre:
Entre 5 e 7 semanas (Excluir Gravidez Ectópica, viabilidade) – Transvaginal e entre 11 e 14 semanas (Translucência Nucal) – Transvaginal
-
Segundo trimestre:
Entre 20 e 24 semanas (Morfológica) - Pélvica
Terceiro trimestre:
Entre 32 e 36 semanas (Checar posição do feto) – Pélvica
Entre 37 – 42 semanas (Com Doppler) – Pélvica
Ecografia Transvaginal para mulheres na menopausa:
Ultrassom pélvico e transvaginal:por meio deste método o médico avalia o útero, o endométrio e os ovários. Estes órgãos são sede frequente de doenças benignas, tais como: miomas (fibromas), pólipo de endométrio e cistos de ovário. Após os 50 anos aumenta a incidência de doenças malignas de endométrio e de ovário. O ultrassom realizado por profissional experiente pode diagnosticar doenças numa fase inicial, aumentando a possibilidade de cura ou sobrevida e qualidade de vida melhores.