Relatório da I Conferência de ajuda consular ás vítimas de violência de gênero.

Em 23/04/2019, o Consulado-Geral do Brasil em Londres promoveu encontro com a comunidade brasileira, em suas dependências, para relatar os resultados da I Conferência sobre atendimento consular no exterior a vítimas brasileiras de violência de gênero, tráfico de pessoas e problemas de saúde mental correlatos, realizada no Brasil, em novembro de 2018.


Estiveram presentes membros do Conselho de Cidadania do Reino Unido, lideranças de grupos de mulheres e integrantes de órgãos da imprensa da comunidade local. O cônsul-geral Tarcísio Costa abriu o evento, com palavras de boas-vindas aos presentes e informações sobre a realização da conferência no Brasil. Seguiu-se breve apresentação da vice-cônsul Isabela Oliveira sobre o levantamento de dados, pelo setor de assistência, como colaboração do Consulado nos preparativos para a conferência.


Em seguida, a psicóloga Marta Fernandes, da AMBE, que representou o Consulado-Geral na conferência, expôs sobre os principais aspectos tratados no evento. Ressaltou-se a importância da troca de informações e experiências entre os diversos postos da rede consular, bem como a necessidade de colaboração com as lideranças comunitárias e com os órgãos competentes, no Brasil, para a divulgação de alertas e informações à comunidade brasileira residente no Reino Unido. A senhora Marta Fernandes resumiu, ademais, questões abordadas em seu relatório apresentado na conferência, indicando os principais problemas, no âmbito da assistência consular, enfrentados pela comunidade brasileira da jurisdição. Por fim, foi apresentado o plano de ação resultante da conferência.


Ao final do evento, os participantes puderam manifestar dúvidas e propostas sobre os temas discutidos. Todos demonstraram interesse em colaborar na divulgação de informações e alertas à comunidade, e agradeceram a oportunidade de participar da discussão com integrantes do Consulado.


Conforme solicitado durante o encontro, segue abaixo o plano de ação acordado pelos participantes da Conferência, no Brasil:

  1. Compilação de informações, ações e medidas que já estão sendo implementadas por postos da rede consular;

  2. Compilação, consolidação e aperfeiçoamento de protocolos/ roteiros de atendimento para utilização pela rede de postos e instituições parceiras;

  3. Mapeamento das prioridades e necessidades em cada jurisdição;

  4. Definição de conteúdos para campanhas “caseiras” de prevenção, alerta e atenção às vítimas (vídeos curtos e folhetos);

  5. Capacitação de agentes consulares e outros profissionais/ voluntários em problemas de saúde mental/ agentes multiplicadores;

  6. Criação de redes de trabalho e apoio mútuo;

  7. Monitoramento do plano de ação.

Cordialmente,


Setor de Assistência Consular| Consular Assistance Section

Consulado-Geral do Brasil em Londres | Consulate-General of Brazil in London