O que é tampão mucoso?

O que é o tampão mucoso?

Por : Suzan Correa Midwife  

Tampão mucoso ou rolha de Schroeder é uma secreção espessa e opaca (como um catarro grosso) produzida pelas glândulas do colo do útero que oblitera (veda) o canal cervical e que tem o papel de proteger o feto no ambiente intra-uterino.

Quando o tampão é eliminado?

Quando o colo do útero começa a afinar e/ou a dilatar este tampão é eliminado e ele pode vir acompanhado de estrias de sangue vivo ou coagulado, portanto, pode sair esbranquiçado e espesso, mas pode também ter coloração avermelhada até marrom e espessa.

Quanto tempo pode demorar para o bebê nascer depois que o tampão é eliminado?

A eliminação do tampão mucoso não significa que a paciente tenha entrado em trabalho de parto, ela pode estar nos pródromos ou simplesmente seu colo começou a amadurecer com as contrações de Braxton-Hicks podendo demorar dias ou até semanas para entrar em trabalho de parto.

Os diferentes tipos de secreção vaginal podem sair ao mesmo tempo?

As secreções vaginais podem sair separadamente ou nas combinações mais variadas:

liquido amniótico com sangue; tampão mucoso com sangue; corrimento com sangue; liquido amniótico com mecônio e sangue e etc.

As perdas vaginais durante a gestação sempre devem ser comunicadas a um profissional de saúde, pois, têm significados diferentes e importantes.

upload.jpg