DRA. IONÁ BRAMATI

TALENTO, PERSISTÊNCIA, ÉTICA! RESULTADO?

SUCESSO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO MUNDIAL. 




DRA. IONÁ BRAMATI CASTELLARIN, 

precursora e

única doutora no mundo na especialização em osteopatia clínica em crianças autistas que sofrem de disfunção gastrointestinais, cita que sua motivação quando chegou em Londres, há 24 anos atrás, era estudar. 

O estudo foi realizado e o seu resultado foi a aquisição do título de Ph.D.

 

E isto foi só o começo! A jovem Dra., hoje com uma clínica em uma das áreas mais nobres da Europa (Harley Street), nos apresentou um relato sobre uma parte da sua história profissional: percalços; estímulos; resultados e objetivos futuros.

No texto abaixo, os nossos queridos leitores poderão apreciar uma parte dessa trajetória de sucesso.

 

MESMO COM MUITOS DESAFIOS E SENDO MUITAS VEZES DESMOTIVADA NO INÍCIO DO SEU ESTUDO SOBRE TERAPIAS PARA MELHORAR O BEM-ESTAR DE CRIANÇAS AUTISTAS, ELA NÃO DESISTIU E VENCEU!


 

Aos 18 anos, quando entrou na faculdade de Psicologia no Brasil, Ioná não tinha certeza qual a especialização certa, na área da saúde, que deveria seguir, então, resolveu participar de um estágio voluntário desenvolvendo atividades motivacionais e recreativas, junto com algumas colegas, para uma turma de crianças autistas em uma clínica psiquiátrica no Brasil. Nesta turma, Ioná teve a ideia de fazer sessões de relaxamento nos pequenos, ao final de cada dia de atividades. 

Foi um sucesso!  

As crianças ficavam mais calmas e os seus pais, agradecidos, enviavam mensagens sobre esse belo resultado. 

Porém, o mesmo não aconteceu com os diretores da clínica. Eles proibiram a continuidade da terapia, alegando falta de base em pesquisas para a sua aplicação. Este desestímulo radical gerou descontentamento a Ioná, ao ponto de ela desistir do curso de psicologia, mesmo já tendo cursado durante 2 anos.

 

Aos 23 anos, quando chegou em Londres, Ioná, por sugestão de um amigo, resolveu se especializar em Osteopatia (A osteopatia é uma área da medicina complementar que se utiliza de técnicas manuais para tratar as disfunções do corpo humano de uma forma holística. Baseia-se na ideia de que todos os sistemas corporais estão relacionados e, portanto, os distúrbios de um sistema provavelmente afetarão o funcionamento dos outros. Osteopatia focaliza a causa do problema, e não somente os sintomas, no intuito de restabelecer a função perdida ou diminuída.)

Dra. Ioná Bramatifez o seu Bacharelado em Osteopatia durante 4 anos de maneira “full-time” em British College of Osteopathic Medicine/Londres. 

Durante esse período estudou disfunções mecânicas, lesões musculares e articulares, e a forma como essas afetam o sistema integralmente.

 

Para o seu trabalho de conclusão, propôs uma ideia inovadora aliando os conceitos de osteopatia visceral (utilizada para otimizar o fluxo sanguíneo e linfático nos órgãos internos visando à restauração de suas funções), no tratamento de crianças autistas com problemas gastrointestinais. Inicialmente, ela encontrou resistências dos responsáveis pela faculdade, mas não desistiu. 

Foram muitas reuniões com pessoas do conselho ético e de pesquisa da universidade, e, no final, obteve êxito para iniciar seu trabalho de pesquisa.

Pronto! A sua trajetória, iniciada aos 18 anos de idade, agora estava tendo seguimento. E foi por meio do sucesso desse trabalho inicial de pesquisa, criado e organizado totalmente pela doutora, que ela obteve um convite dos diretores da faculdade para continuar seus estudos ao nível de Ph.D., todo custeado pela faculdade.
A notícia foi recebida e aceita com muita alegria, e esta alegria continua até os dias atuais, pois ela segue estudando e pesquisando sobre a área.

 

 MULHER, ESPOSA, MÃE E PROFISSIONAL:

 

 Após 8 anos investindo em um trabalho árduo e estudos para o seu doutorado pela University of Westminster em Londres; depois de viajar para vários países da Europa apresentando o seu trabalho e os resultados da sua pesquisa, e dar aulas em várias faculdades, ela sente-se realizada por ter conseguido harmonizar o malabarismo de seus investimentos profissionais com a sua vida familiar, social e o seu trabalho na clínica IBCcare. 

Mas ela ainda tem muitos planos para o futuro!
Entre eles, ela relata que quer continuar com as suas pesquisas no tratamento gastrointestinal em crianças autistas e juntar forças para criar um Centro de tratamentos osteopáticos específicos vinculados às pesquisas inovadoras, aqui na Inglaterra. 

A Dra. deixa uma mensagem:
É muito importante que os profissionais da saúde escutem atentamente o relato de seus pacientes. Geralmente o paciente é um conhecedor nato da função de seu próprio corpo, e este conhecimento irá ajudar o profissional a direcionar o tratamento com muito mais eficácia. Sem esta troca de conhecimento e respeito mútuo, a recuperação de problemas, por exemplo, biomecânicos funcionais, seria muito mais longa e desnecessária.” 

Hoje, a Dra. Ioná atende em sua clínica IBCcare, na 9 Upper Wimpole Street, tratando pacientes de todas as idades comproblemas músculo-esqueléticos, incluindo:
protusões e hérnias discais; problemas no nervo ciático; torcicolos; lombalgias agudas ou crônicas; tendinites; dor miofascial; entorses e traumas, como também na sua especialidade com crianças autistas com problemas gástricos. 

Dra. Ioná Bramati-Castellarin
IBCcare
9 Upper Wimpole Street
London W1G 6LJ

Tel: 0207 7924499