Conselho de Cidadania do Reino Unido – Eleições

Conselho de Cidadania do Reino Unido – Eleições

 

Será realizada este anoeleição para a escolha dos 14 conselheiros que farão parte do Conselho de Cidadania do Reino Unido – CCRU no biênio 2019/2021.

O Conselho representa a comunidade brasileira no Reino Unido junto ao Consulado-Geral do Brasil em Londres, e trabalha para ouvir as demandas, os interesses, os desafios e as necessidades dos brasileiros morando no Reino Unido. Sua composição é rotativa, apolítica e apartidária. Os conselheiros são eleitos para mandatos de dois anos.

A estrutura do CCRU é dividida em nove mesas temáticas, cada uma abordando assuntos específicos:

·      Mesa 1 – Associativismo e integração comunitária

·      Mesa 2 - Bem-Estar e Saúde

·      Mesa 3 - Cultura

·      Mesa 4 - Educação

·      Mesa 5 - Empreendedorismo e Trabalho

·      Mesa 6 - Esporte e Turismo

·      Mesa 7 - Política e Cidadania 

·      Mesa 8 - Questões Jurídicas e Assuntos Consulares

·      Mesa 9 - Questões Sociais e de Gênero

Dentre os resultados da atuação das mesas está a realização de diversos eventos sobre temas de interesse dos brasileiros no Reino Unido – como o Fórum de Empreendedorismo, a Feira de Cultura Popular, o Encontro de Mulheres e o Workshopde Música, entre outros. Em março, foram organizados dois grandes eventos: a Feira da Saúde e da Beleza, que reuniu profissionais brasileiros dessas áreas que atuam no Reino Unido; e a Cerimônia de Premiação do Concurso “Livro da Cidadania”, voltada para os alunos das escolas de português como língua de herança no país.

A continuação desse trabalho depende diretamente da participação da comunidade e a eleição deste ano é uma ótima oportunidade de participar, seja como eleitor ou como candidato. 

De 13 a 28 de abril, aqueles que desejarem concorrer ao cargo de conselheiro do CCRU poderão enviar suas candidaturas por e-mail. Para se candidatar, é necessario ser brasileiro e residente legal no Reino Unido.

De 1º a 20 de maio, todos os cidadãos brasileiros maiores de 18 anos e residentes no Reino Unido - independentementede sua situação migratória – poderão votar por meio de formulário online para eleger os 14 conselheiros que comporão o CCRU no biênio 2019/2021. 

Em 31 de maio será publicado o resultado. 

Todas as informações sobre o CCRU e sobre a eleição estão disponíveis no site oficial do Consulado, incluindo o edital que definiu os procedimentos, critérios e datas do pleito: http://cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br/conselho_de_cidadania.xml.

 

54257100_595294737621705_2160748998091079680_n.jpg