Mudando suas atitudes para prevenir o Câncer 

Mudando suas atitudes para prevenir o Câncer 

Cris Tozzo

Nutricionista e Mestre em Nutrição

 

 

Você sabia que o câncer de mama tem 90 a 95% de chances de ser proveniente do estilo de vida que você leva? Já parou para pensar em quais detalhes você pode mudar na sua rotina para a prevenção da doença?

 

Para lembrar que essas atitudes devem ser repetidas na sua rotina diária, deixo aqui um pouco da minha contribuição na prevenção dessa triste realidade que atinge principalmente o público feminino.

Tentei resumir em poucas palavras mudanças no estilo de vida que acredito contribuírem para a prevenção de inúmeras doenças, mas claro, em termos do que temos de evidências atuais especificamente na prevenção do câncer e que podem ser simplificadas nas atitudes seguintes.

Que tal colocar em um caderninho de metas e começar a incluir os seguintes hábitos nos seus objetivos para este ano?!

 

1 - Mude seus hábitos ruins (parar de fumar e beber é o primeiro passo na prevenção, especificamente para o câncer de mama, e #alcoolzero parece ser a melhor das recomendações)

2 - Controle seu peso corporal (perder peso proveniente de dieta equilibrada ajuda a reduzir qualquer tipo de câncer)

3 - Diminua o consumo de carne vermelha e sal (prefira peixes e ovos caipiras, além de refeições #vegetarianas). Limite o consumo de carne vermelha a 2 x na semana e varie as opções da semana consumindo mais vegetais orgânicos. Use somente os sais integrais, como o sal marinho, e diminua drasticamente o consumo de industrializados e embalados.

 

4 - Menos carboidratos e menos açúcar (nada de açúcar de adição em chás e cafés). Evite também alimentos processados e açucarados já prontos, carboidratos vindos de inúmeras farinhas; bolos, biscoitos e bebidas adoçadas podem comprometer o seu equilíbrio corporal e relacionar-se a inúmeras doenças

 

5 - Mais vitamina D (alta concentração de vitamina D diminui em 50% o risco de câncer de mama, e pegar um solzinho nos deixa infinitamente mais felizes – aproveite os passeios ao parque para se exercitar e deixar a pele exposta ao sol por no mínimo 15 minutos)

 

6 - Menos calorias por porção (refeições pequenas e menos calóricas parecem prevenir todos os tipos de câncer). Embora as calorias não sejam o mais importante ao seguir uma dieta saudável, é preciso não exagerar na dose, para proteger as nossas células de possíveis danos. Como exemplo, mesmo quando falamos de alimentos saudáveis – como nozes e castanhas – a recomendação é de que o consumo na refeição não ultrapasse 5 unidades, para equilibrar o percentual de calorias e gorduras consumidas e prevenir o estresse celular

7 - Mais legumes e leguminosas (para prevenção, consuma no mínimo 5 porções de legumes variados ao dia ou 400g de vegetais pobres em amido; bons exemplos são brócolis, abobrinhas, berinjelas, repolho entre muitos outros. Adicionar 1 porção de feijões – além de grão de bico, lentilha e ervilha – também lhe expõe de maneira benéfica a componentes protetores contra a doença)

8 - Consuma mais plantas (aqui vale acrescentar refeições vegetarianas na semana, plantar uma horta, usar temperos fresco ou ingerir mais chás)

9 - Mais movimento (estabeleça metas reais e entenda que exercício é fundamental para viver bem e melhor, faça o que você pode, mas não deixe de fazer)

10 - Acalme-se! Sim, a ciência já comprovou: nós cultivamos muitos tipos de cânceres em meio ao stress diário, ao rancor, mágoas e conflitos. Adote um hábito relaxante, peça perdão, reconcilie, ame mais, se desfaça de relações tóxicas, medite, tome um banho de cachoeira ou simplesmente respire! Ar puro pode ser o melhor e mais simples dos remédios!