Mulher Maravilha: a super heroína que dá conta de tudo? Não quero.

Mulher Maravilha: Não quero.

O uso da imagem da Mulher Maravilha associada à potência e capacidade da mulher é incrível. A imagem da super heroína que tem super poderes para dar conta de tudo é um desserviço para as mulheres que só gera culpa e ansiedade.    

A pergunta que as pessoas mais fazem para mim é: "Como você consegue fazer tanta coisa?", e a minha resposta é sempre: "NÃO consigo". De verdade.

Gosto da frase do professor Cortella que diz: “devemos separar o que é urgente do que é importante” . O urgente consome nosso dia e gera muita ansiedade, o importante nos ajuda planejar e organizar nosso futuro.

Algumas táticas que adotei e ajudam a me organizar melhor:

  • Use a tecnologia a seu favor:

Organize os compromissos pela agenda.

Use o bloco de notas do seu celular.

Tenha cópias dos seus documentos salvas na nuvem para agilizar as coisas.

  • Não faça listas com muitas tarefas a fazer, isso acaba gerando mais ansiedade. Precisamos de pequenas vitórias! Liste, somente, 3 coisas que você gostaria de ver como feitas. 

  • Se desprender do volante: Como moro em São Paulo há mais de 3 anos, desisti de ter carro. Tínhamos dois, um meu e outro do meu marido, agora a família tem um, e ando pra cima e pra baixo por meio dos aplicativos. Tive um ganho financeiro e, também, um ganho significativo de tempo, porque consigo despachar coisas rápidas, e-mails, mensagens e telefonemas durante os trajetos. Além de gerar menos poluição e contribuir com o planeta.

  • Delegar é fundamental: Acredite: ninguém fará as coisas como você faz e está tudo BEM! As vezes farão melhor. Desapega de querer dar conta de tudo.

  • Saiba definir as prioridades: Como defini-las? Prioridade é somente aquilo que SÓ você pode fazer, se outra pessoa pode dar conta, não é sua prioridade. Use a dica de cima e delegue.

  • Aprenda a dizer não: Confesso que eu ainda tenho dificuldade com isso, mas melhorei e já ultrapassei a fase 3! Estou quase na 4.

Fase 1: não consegue dizer não;

Fase 2: diz não, mas sofre muito;

Fase 3: diz não e sofre um pouco;

Fase 4 diz não e tudo bem.

  • Use e abuse do(a) companheiro(a): Se você tiver um(a) companheiro(a), não peça ajuda a ele(a), DIVIDA tarefas, afinal, vocês tem uma vida juntos e nada mais justo do que dividir tudo, não é mesmo? Cuidado com a casa e com os filhos, por exemplo, não são de responsabilidade só da mulher. Dividir permite que cada um tenha mais tempo para si.

  • E por último, mas não menos importante, cuide de você!: Se você não estiver bem, como vai poder continuar fazendo o que gosta e ajudando outras pessoas? Cuide da pessoa mais importante da sua vida: você! 

Repita o mantra comigo: eu preciso cuidar de mim e ser gentil comigo mesma. ❤

Ana Fontes

Presidente RME e Instituto RME. 20 poderosas Forbes 2019.

Delegada líder Brasil W20/G20.

Fortune Global Women Leaders