Miss Universo 2019:
Miss Universo 2019: Zozibini Tunzi, da África do Sul
'Que toda garotinha veja seu rosto refletido nos meu'
"Eu cresci em um mundo onde uma mulher que se parece comigo, com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo, nunca havia sido considerada bonita. "Acho que hoje é hora de parar isso."
Essa é a mensagem da recém-coroada Miss Universo Zozibini Tunzi, que é da África do Sul. Mais de 90 mulheres de todo o mundo participaram do concurso realizado em Atlanta, nos EUA, no domingo. Zozibini venceu Madison Anderson, de Porto Rico, e Sofia Aragon, do México, nas três finais, para levar a tiara.
As finalistas da competição receberam uma série de perguntas sobre tópicos como mudança climática, protesto e mídia social. Em sua pergunta final, Zozibini, de 26 anos, foi questionada sobre o que deveríamos ensinar hoje às meninas. Sua resposta foi :
Liderança. "É algo que falta a meninas e mulheres há muito tempo - não porque não queremos, mas por causa do que a sociedade rotulou as mulheres", disse ela. "Acho que somos os seres mais poderosas do mundo e que devemos ter todas as oportunidades. "E é isso que devemos ensinar a essas meninas - a ocupar espaço".
Zozibini é a primeira mulher negra a vencer a competição desde Leila Lopes em 2011. A ex-vencedora angolana a parabenizou em um post no Instagram, escrevendo: "Parabéns garota, você nos deixou muito orgulhosos". Refletindo sobre sua vitória, Zozibini escreveu: "Esta noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais agradecido por ter sido o único a ter passado por ela. "Que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que eles possam ver seus rostos refletidos nos meus. "Eu orgulhosamente declaro meu nome Zozibini Tunzi, senhorita Universo 2019!" A hashtag #MissUniverse estava em alta no Twitter e ela até recebeu uma mensagem de Oprah Winfrey.
Zozibini, que venceu a Miss África do Sul em agosto, é descrita pela Miss Universo como "uma orgulhosa advogada da beleza natural". Acrescenta que ela é "uma ativista apaixonada e engajada na luta contra a violência de gênero". "Ela dedicou sua campanha de mídia social a mudar a narrativa em torno dos estereótipos de gênero". Embora seus prêmios exatos não sejam revelados pela Miss Universo, Zozibini deve ganhar um ano sem pagar aluguel em um apartamento em Nova York - e um salário no valor de cerca de US $ 100.000. Ela também viajará pelo mundo em busca de oportunidades de mídia e modelagem.