Endometriose Intestinal
Endometriose Intestinal
Na doença intestinal, além da dor, pode ocorrer sensação de evacuação incompleta, sangramento pelo ânus ou nas fezes, diarreia ou constipação
A endometriose refere-se à presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. O acometimento intestinal ocorre em até 15% dos casos, principalmente no cólon sigmóide e no reto. A endometriose é uma doença de sintomas cíclicos, que surgem no período menstrual.
Os principais sintomas são a dor pélvica, alterações do fluxo menstrual, infertilidade e dispareunia (dor nas relações sexuais). Na doença intestinal, além da dor, pode ocorrer sensação de evacuação incompleta, sangramento pelo ânus ou nas fezes, diarreia ou constipação.
O diagnóstico da endometriose geralmente é levantado pelo ginecologista, pela relação dos sintomas com o ciclo menstrual. O exame ginecológico pode não estar alterado, sendo necessários exames complementares como o Ultrassom Endovaginal e a Ressonância Nuclear Magnética da pelve. A colonoscopia deve ser lembrada para o diagnóstico diferencial e também por apresentar evidências da endometriose, como abaulamento ou compressão do intestino, compatível com a invasão da parede do órgão pelo tecido endometrial.
O tratamento da endometriose pode envolver o uso de medicamentos hormonais, mas no caso da doença intestinal, frequentemente é necessário tratamento cirúrgico, envolvendo a ressecção segmentar do sigmóide e/ou do reto. Em casos de acometimento focal, pode ser suficiente a ressecção apenas da área acometida da parede intestinal. Sempre que possível, os procedimentos são realizados por via videolaparoscópica.
*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.