O quarto do seu filho é organizado?

O quarto do seu filho é organizado?

shutterstock_1090558787.jpg

Essa imagem te deixou intrigada ,não!?

Qual a probabilidade de você encontrar o quarto do seu filho assim?

Fora da realidade né?

Eexistem sim exceções , e gostaríamos que essas exceções fossem nossos filhos 😂, mas algumas vezes não é!

A boa notícia é ....

Existem SIM maneiras de ensinar as crianças a serem mais organizadas e contando sempre com ajuda de materiais organizadores que são essenciais.

1. ENVOLVA A CRIANÇA NA ORGANIZAÇÃO

Toda vez que estiver organizando, arrumando ou limpando a casa, envolva a criança no processo. Explique o que está fazendo e peça ajuda. Isso pode ser feito com crianças em qualquer idade basta tornar a tarefa divertida.

O importante de envolver a criança no processo de organização é tornar aquilo muito natural para ela, parte do seu dia-a-dia. Se não for assim, não adianta brigarmos com ela quando ela se tornar adolescente, porque nunca arruma nada. Precisa fazer parte da rotina e, importante: meninos e meninas. Vamos tirar desde cedo o estigma machista de que só a mulher arruma a casa. Mães de meninos: envolvam-os na organização.

2. ENSINE A CRIANÇA A DOAR O QUE NÃO USA MAIS

Para uma criança, pode ser difícil se desfazer de objetos que não use, pois ela não entende os benefícios dessa prática. O que não for mais adequado à sua faixa etária, explique dessa forma mesmo. Geralmente as crianças gostam de saber que estão um pouquinho mais crescidas e seu orgulho não as deixará apegadas àquele item. Claro que existem exceções! Se for um brinquedo que seu filho goste muito, mas muito mesmo, não há porque se desfazer dele. Mantenha durante mais algum tempo. Mães e pais costumam saber quais são os itens que as crianças não usam mais. Envolva a criança no processo inicial e explique o que você está fazendo.

3. APRENDA A DELEGAR TAREFAS

Esse conceito é muito simples: quando a criança vê que todos em casa dividem as tarefas, não achará o mundo injusto e que somente ela tem obrigações. Isso pode até virar seu argumento. Todos em casa trabalham em equipe e isso é bom para a família porque ninguém fica sobrecarregado.

Você já viu aquele programa da Super Nanny? Em toda casa, ela monta um quadro com a rotina e os afazeres dos membros da família. Isso pode funcionar para vocês, especialmente se há mais de uma criança em casa. Deixe as crianças escolherem entre as tarefas que gostam de fazer (mas dê limites, como “você prefere lavar a louça ou varrer o chão?”). E, claro, sempre de acordo com a idade de cada uma delas.

O importante é delegar tarefas e não centralizar tudo. Ensinar uma criança a ser independente é uma das melhores lições que os pais podem oferecer aos seus filhos.

shutterstock_1332199328.jpg

4. TORNE AS TAREFAS MAIS DIVERTIDAS

Crianças pequenas podem ser convencidas a realizar tarefas quando dermos algum toque lúdico a elas. O cesto de roupa suja pode ser uma cestinha de basquete, por exemplo, e a criança brinca de jogar a roupa fazendo cestas. A limpeza de algum lugar pode virar uma guerrinha de água. Existem diversas possibilidades. Seja criativo(a)! Coloque-se no lugar do seu filho e imagine o que poderia ser feito para tornar a tarefa mais legal.

5. ARRUMANDO A CAMA

Ensine seu filho a arrumar a cama dele desde os 2 aninhos de idade, no início você terá que ter paciência e provavelmente vai refazer mais tarde quando ele não estiver olhando.

Mas seja paciente, um dia ele chega lá!

shutterstock_155717339.jpg

6. PIJAMAS

Ensine-o a dobrar o pijama assim que acordar antes do café da manhã.

shutterstock_1343339327.jpg

Precisa de ajuda pra colocar em prática? Entre em contato comigo.

É um prazer compartilhar conhecimento!!

Bjo da Juh!

Juliana Santos

Personal Organizer

(44)07596825836

Instagram: Juh.personalorganizer

Previous
Previous

Nova campanha da Renault emociona !!!

Next
Next

Por que devo preparar o meu corpo para o futuro?