Território Indígena

TERRITÓRIO INDIGENA!


"É preciso acabar com o índio até o ano de 2000". Disse o ex-ministro Hélio Jaguaribe em 1994.

" Não vou demarcar um milímetro de terra para índio".Disse o Senhor Presidente Jair Bolsonaro em 2018.

Essa vontade de Hélio Jaguaribe já falecido e do Presidente é resultado do processo de etnocídio que ainda não terminou.

Os povos indígenas habitam terras que saltam aos olhos dos agricultores, empresários, do governo.

Desde séculos buscavam escolher bem os lugares para construir sua aldeia. Com abundância de alimento, água, mata, etc. Os Guarani chamariam esse lugar de " A terra sem males" ótima para viver.


Nesse lugar os indígenas identificavam seus territórios, o da caça, da pesca e com sua pajelança, rituais e cultura identitária demarcavam o território do sagrado.


Os povos indígenas contribuiram para o conceito de Ecologia. Você sabe o que é Terra Preta de Índio?

TPI foi o nome que os pesquisadores deram a esse solo rico com PH 6 equilibrado, portanto, propício a agricultura. As TPIs estão sempre próximas a sítios arqueológicos. As Terras Pretas de Índio tem se destacado como uma fórmula promissora no combate ao aquecimento global e é importante no aumento da eficiência agrícola. Bom até aí tudo bem.


Mas de onde vem as Terras Pretas de Índio? As Terras Pretas vem da ação antrópica. Os povos indígenas ao longo do tempo foram acumulando restos de alimentos, cascas de árvores, ossos etc e isso tudo em uma ação que hj chamamos compostagem. Séculos de acúmulo de restos de alimentos deu origem a essa terra adubada e de alta produtividade. Claro que naquela época, séculos passados não se tinha plástico, latas, material que agridiria o solo em vez de melhorar seu PH.


Em resumo os povos indígenas contribuiram sempre para o bem estar da humanidade. Hoje, locais com extensa área de Terra Preta de Índio como é o caso da Comunidade Menino de Jesus em Iranduba Amazonas utiliza a área toda para agricultura os artefatos encontrados nas propriedades e as terras Pretas de índios mostram que provavelmente aquela área toda foi uma grande aldeia indígena. As Terras Pretas de Índio são consideradas exemplos extraordinários da convivência equilibrada dos povos indígenas com a natureza.


Outro fator importante os indígenas descobriram o látex e já utilizavam em suas produções na aldeia. O povo Kambeba usava para fazer botas e outros objetos ainda no século 17. Depois que Lá Condamine descobre vendo uma criança brincar com uma bola de seringa ele leva para fora do Brasil e volta com o primeiro artefato feito de látex que eles batizam de APAGADOR DE ÍNDIO a borracha de apagar.


Tudo isso vc pode pesquisar tbm no Google.

Foi bom trazer um pouco de informação para quem acompanha minhas postagens por aqui. Informação é importante para valorizarmos nossa cultura, conhecer para respeitar então, porque " índio" precisa de um milímetro de terra e defende seu um milímetro de terra? Porque ele além de manter sua relação com o luga numa territorialidade milenar contribui para o bem estar da humanidade com seus saberes.


Não somos preguiçosos, criamos um solo rico para o agricultor usar, descobrimos a borracha que tanto utilizam as indústrias. Não precisamos nos integrar a sociedade senhor Presidente pois isso já aconteceu lá em séculos passados quando junto com o contato veio o saqueameto de nossas riquezas, acabaram com o pau Brasil, destruíram nossas aldeias, a varíola veio de avião, no presente do branco que inocentes os povos recebiam em.forma de roupa tá na história que os livros não contaram na escola. Veio o estupro que já se iniciou lá com o contato ou o Brasil surgiu do amor dos europeus com as indígenas? Não! Foi estupro mesmo registrado por Paul Marcoy em seu livro. E assim caminhamos ainda sofrendo abusos sexuais, ainda sofrendo violências das mais diversas formas. Uma coisa é certa a resistência continua.


#DEMARCAÇÃOJÁ!


TEXTO: Márcia Wayna Kambeba.