Conheçam o Projeto Estância Betânia em Colombo - Paraná.

QUEM SOMOS

A Irmandade Evangélica Betânia é uma associação cristã e filantrópica, que realiza ações sociais e educacionais, para promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos, oportunizando condições para uma vida digna 

Atualmente a Irmandade atua em 05 áreas: educação básica, envolvimento com a comunidade, capacitação e desenvolvimento, hospitalidade e orientação cristã, sendo a educação sua atuação prioritária. 

Em 2007, a Irmandade foi certificada como Entidade Filantrópica e em 2017, como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). Desde 2015, é uma das organizações brasileiras signatárias do Pacto Global da ONUe assumiu os compromissos da Agenda 2030 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na busca de uma vida mais digna para todos. 

Todos os recursos captados e desenvolvidos pela Irmandade Betânia são destinados para cumprir a missão, visão e objetivos. Na busca pela sustentabilidade dos projetos sociais, a instituição gera recursos por meio de empreendimentos próprios na área da hotelaria e educação, e complementa seus recursos com doações, parcerias e campanhas especiais. 

CONTEXTO SOCIAL 

O município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, cuja sede fica a apenas 17km da capital, tem uma população de 237 mil pessoas distribuída em 42 bairros e invasões. O último Censo mostrou que cerca de 30 mil são crianças com até 10 anos de idade. É uma cidade com raros equipamentos culturais, mas com uma forte vocação agrícola que se reflete nos 400 estabelecimentos de horticultura e floricultura e quase 150 na pecuária e criação de outros animais.  Colombo é um grande produtor de tomate, milho, mandioca, cebola, uva e caqui. 

Na comunidade do Parque Monte Castelo, um loteamento no Bairro São Dimas, que hoje conta com cerca de 15 mil pessoas, uma forte característica é o alto índice de natalidade. A gravidez na adolescência é um fato recorrente na comunidade. 15% das novas mães têm menos de 15 anos. 

Há nos Centro de Educação Infantil mais de 700 crianças em fila de espera aguardando vagas e à mercê da realidade social em que estão inseridas. Deparam-se com ameaças à sua integridade física, visto que o saneamento básico ainda está sendo implantado e comumente encontra-se esgoto a céu aberto e o único posto de saúde é insuficiente para o atendimento da população. As crianças convivem com falta de dignidade e condições adequadas de vida, com a criminalidade que resulta do tráfico e uso de drogas.  Dados do IFPR indicam que Colombo tem o menor PIB per capita e o maior índice de vulnerabilidade social entre Curitiba e as cidades da região metropolitana ).

A realidade desta comunidade clama pela transformação social. A Irmandade Evangélica Betânia entende que a educação (especialmente nos primeiros anos de vida) é uma ferramenta eficaz no processo de resgate de valores, da dignidade e de princípios sociais que proporcionam satisfação. Vidas saudáveis geram saúde onde estão implantadas. A salubridade social está vinculada ao processo de formação de qualidade, que visa o desenvolvimento integral de cada indivíduo, e que encontra nas instituições de educação uma parceria forte. É no intento de estender a mão e cooperar na transformação de indivíduos e da comunidade, que a Irmandade se propõe a estabelecer uma Unidade de Educação Pré-escolar e Fundamental no loteamento Parque Monte Castelo, sendo um irradiador de conhecimento e de esperança para todo o município de Colombo.  

A ESCOLA ESTÂNCIA BETÂNIA


A Escola Estância Betânia tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social, oportunizando condições para uma vida digna, através de uma educação de qualidade. 

A proposta da unidade educacional é a formação integral do ser humano e a potencialização de cidadãos atuantes na sociedade.

A escola atenderá cerca de 400 alunos da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, em período integral.  As crianças serão beneficiadas com o programa de bolsa de estudo. 

A Escola será, também, um espaço de interação entre pais e filhos e de desenvolvimento familiar. A unidade se fará presente dentro da comunidade com ações formativas e participativas. Colombo. 

A oferta de ensino é baseada na proposta pedagógica Froebeliana que exige uma estrutura física ampla, que reproduz o ambiente familiar e possibilita a variação dos estímulos pedagógicos. Os alunos permanecerão na escola no período entre 7h e 17h. Durante o dia receberão 4 refeições, sendo elas: café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. 

O contato com a natureza é um estímulo ao desenvolvimento infantil.  Nesse contato inúmeras habilidades são estimuladas como: análise, comparação, observação, classificação; além de potencializar a percepção da própria condição humana no aperfeiçoamento dos seus sentidos e na relação com o mundo exterior. A Escola aproveitará sua conexão com a natureza reinventando espaços naturais para a interação dos alunos com ela através de: horta, pomar, curral e bosque com trilhas. 


COMO AJUDAR

Sabemos que as crianças são o futuro da humanidade. Precisamos investir na educação delas para que possamos ter um mundo mais justo e melhor no por vir. 

Com sua ajuda e de outros parceiros, as ações sociais e educacionais da Irmandade Betânia garantirão acesso a uma educação de qualidade, que visa o desenvolvimento integral da criança, envolvimento comunitário e acompanhamento familiar.

Colabore conosco om doações de materiais de construção ou em dinheiro! 

Juntos podemos mudar muitas histórias através da educação!

Status da Obra

Para mais informações sobre o que e como doar, ligue: (41) 2118-7907 ou mande um e-mail para: recursos.eeb@irmandadebetania.org.br


Acompanhe o andamento da obra pela página:

https://www.escolaestanciabetania.com.br/obra


Atenciosamente,

Bruno Trindade
Recursos - Escola Estância Betânia
Irmandade Betânia


|41| 2118-7907 I [41] 99101-2241