Como andam os seus negócios ?

Como anda o crescimento do seu negócio?

 

Quando entramos na longa estrada para abrir um negócio de sucesso, investimos muito mais do que fundos monetários. Nós investimos tempo, conhecimento e trabalho, muitas vezes sacrificando a nossa vida pessoal com a familia e amigos. Fazemos pesquisas e estudamos o campo de mercado, dedicando todas as nossas esperanças a um negócio que nos trará a tão sonhada estabilidade financeira.

 

Já em andamento, com seus negócios indo bem e de acordo com as normas de uma companhia, chega o momento de expandir. Então, como proceder? Como garantir o crescimento do seu negócio? Siga minhas dicas básicas abaixo e você não irá falhar!

 

1. Estabelecer um Brand

Não importa o tamanho de sua empresa, o quanto estabilizada já está a sua marca (que aqui vou me referir como brand) e qual a relação direta entre você e seu cliente. Um brand vai muito além da ser sua marca registrada. Um brand é o tipo de serviço prestado ao seu cliente e como você presta este serviço. Estabeleça qualidade desde o início, seja o serviço entregue por você ou pelos seus funcionários. Um brand é o seu sistema de trabalho, seu comportamento, seu preço e o seu atendimento oferecido a todos que procuram os seus serviços.

 

2. Dedicar o tempo adequado para que seu negócio seja produtivo

Trabalhar 24 horas e 7 dias por semana não significa sucesso para a sua companhia. É importante usar seu tempo com esperteza e qualidade, sem embarcar em várias funções ao mesmo tempo e assim não finalizando nada. Planeje seu tempo com coerência, tanto para os negócios como para a família. Tenha uma agenda com horários em que encontros de negócios sejam cronometrados. Nada mais frustrante no mundo dos negócios do que perder tempo. Amigos são amigos – negócios à parte. Tempo é dinheiro... uma teoria comprovada.

 

 

3. Escolhas suas parcerias com responsabilidade

Parceria é uma forma fundamental de crescimento. Não se prenda em parcerias por quantidade; uma boa parceria trará retorno para os dois lados associados. Se o seu parceiro não veste a sua camisa, procure outro. Qualidade é sempre melhor do que quantidade.

 

4. Estrutura

Se você comecou seu negócio com uma estrutura fraca e sem caixa, ainda há tempo de mudar e garantir o seu sucesso. Uma empresa sem caixa, estrutura, registro, contador, endereço, regulamentos e planos de como lidar com seus clientes é uma empresa já à beira do abismo. Na verdade, não passa de uma brincadeira. Você estará brincando de ser empreendedor e com certeza estará na "lista dos dois anos" – quando tudo vai por água abaixo. Para que essas importantes etapas sejam vencidas, você deve estabelecer um plano de negócios e separar um percentual mensal para fazer caixa. Não vire estatística, como muito empreendedores por aí.

 

5. Treinamento

Tanto você como empresário ou seus funcionários devem ficar constantemente se atualizando, reciclando e aprendendo. Quanto mais treinamento disponível a todos os envolvidos na sua companhia, mais capacitado seu negócio estará para lidar com as modernidades tecnológicas de hoje em dia. Vire um expert no assunto, pois a educação não somente nos muda como pessoas, ela nos traz oportunidades de negócios. Não confunda educação literária com cursos de autoajuda que prometem o que nem mesmo o instrutor já alcançou. Faça uma pergunta antes de depositar o seu dinheiro desnecessariamente: qual o grau de qualificação do meu instrutor? Lembre-se: não há magia para atingir o sucesso. Muito estudo e muito conhecimento são essenciais. Get training!

 

6. Não fique esperando pelo seu cliente – seja proativo!

É muito importante reconhecer que por mais experiente que você seja na sua área ou talentoso no que você faz, um bom relacionamento entre você e seu cliente é fundamental. Estatísticas comprovam que 86% dos clientes tornam a usar os serviços que lhes proporcionam uma boa experiência – independentemente dos anos de experiência no serviço que você oferece. Um cliente que retorna também recomenda aos seus amigos. Analisando a teoria de que uma pessoa conhece 202 pessoas no mínimo, você consegue ter uma ideia da importância de ter um happy client que retornará várias vezes em busca de seus serviços. Cuide dos seus clientes!

 

 

7. Qualidade e determinação

A qualidade do produto e dos serviços é primordial para a boa sustentação de uma empresa. Com qualidade em mente, utilize produtos que você usaria com confiança para sua própria família. Seja determinado e não se deixe desanimar por problemas do dia a dia. Problemas e desafios são parte da vida diária em um negócio. O que determinará seu sucesso será a maneira como você irá lidar com esses problemas.

Não seja vencido pelo "eu quero agora"! Na vida dos negócios nada acontece já! Respeite o tempo, tenha paciência, seja honesto e não tenha medo do trabalho e dos desafios que virão até você.

 

Conclusão:

Peço desculpas se você achou que iria ler sobre algo sobrenatural e que seus problemas estariam resolvidos. Ter um negócio significa noites sem dormir, planejamento, estudo, avaliação dos custos, preocupação com o aluguel, salários de funcionários, pagamento de impostos, etc.

 

As histórias de conto de fada não funcionam. Tenha os pés no chão para que um dia não acorde e perceba que está no mesmo lugar. Não deixe que sua vida seja cheia de frustrações e desapontamentos, culpando todos ao seu redor.

 

Tudo na vida se trata de uma questão de "escolhas". Escolher amigos, funcionários, parceiros, marido (esposa), negócios, escolher ficar em silêncio, não ser desonesto, não difamar; escolha ser uma pessoa de moral e regras, pois tudo o que você coloca na sua vida irá retornar. Sua vida profissional e familiar é algo inteiramente de sua responsabilidade. Ninguém nasce para ser empreendedor – mas infelizmente esta ideia vende nas mídias sociais, resultando em muitas pessoas decepcionadas. Leve seus negócios a sério, tenha regras e aja com seriedade. Você então crescerá e vencerá nos negócios.

 

 

 

Lenne Moghadari