Como tirar manchas de Mofo.

Matéria da jornalista : Fabiana Pio

Como tirar manchas de mofo das roupas e paredes

Confira aqui, passo a passo, dicas práticas e seguras como remover manchas e como acabar com mofo.

Quanto maior a umidade do ar, maior a probabilidade do aparecimento do mofo, sendo normalmente encontrado em banheiros, armários e despensas. O mofo se não for logo eliminado, pode acarretar, além do mau cheiro, problemas de saúde e também danos materiais, como a corrosão de objetos e superfícies. Por isso, consultamos especialistas e preparamos para você este guia completo com informações como acabar de vez com o mofo da sua casa:

“O que é mofo e suas causas?”,

“Como tirar manchas de mofo das roupas e paredes?”,

“Como eliminar mofo?”.

upload.jpg

Afinal, o que é mofo? Qual a diferença entre mofo e bolor?

O mofo e o bolor compreendem uma grande variedade de microorganismos, que recebem a classificação geral de fungos. No entanto, é importante destacar a diferença entre eles, para saber como acabar com mofo e bolor de forma eficaz. Ao contrário do que muitos afirmam, a diferença entre mofo e bolor está relacionada ao seu estágio de desenvolvimento e não a sua natureza. O bolor compreende a fase inicial da infestação, e se apresenta em cores claras, geralmente cinza claro. Quando em estágios mais avançados, chamamos de mofo, esse tem aparência mais escura, com pequenos pontos negros, sendo mais difíceis de serem removidos,explica Miguel Sinkunas, diretor da Câmara de Fabricantes de Químicos da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). 

Como os fungos se proliferam? Como eliminar o mofo?
No ar, podem existir unidades de reprodução (esporos) de fungos, geradores do bolor, que se fossem “sementes”, que se depositam sobre superfícies. Encontrando as condições ideais, como elevada umidade do ar, se reproduzem formando colônias.

“Quando os teores de umidade do ar são muito superiores a 55%, o ambiente torna-se favorável para a proliferação dos fungos. Por isso, sempre que possível, recomendamos o uso de desumidificador de ar mantendo o teor perto de 50%. Além disso, é importante manter o ambiente sempre arejado e realizar a limpeza constante de todas superfícies”, diz Miguel Sinkunas.

E agora? O mofo já se instalou nas paredes e nas roupas.

Como tirar as manchas de mofo

upload.jpg

Antes de tomar qualquer iniciativa, é importante ressaltar alguns cuidados:

-  Sempre utilize luvas para manipular os produtos industrializados

-  Siga as instruções de cuidado descritas nos produtos de limpeza e também nas etiquetas das roupas

- Tenha certeza de testar o produto primeiro em uma pequena área, antes de usar.

ATENÇÃO:  “O bolor é um organismo vivo, por isso merece muito cuidado em sua limpeza ou remoção. Nunca use o mesmo pano em áreas diferentes, somente volte a utilizá-lo depois de bem lavado e desinfetado. Caso contrário, poderá ‘semear’ outros locais não infectados”, explica Miguel Sinkunas, diretor da Câmara de Fabricantes de Químicos da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). 

Como remover manchas de mofo das roupas

upload.jpg

 

1-Uma vez detectado o bolor ou mofo nos armários, é preciso fazer uma limpeza imediata para eliminar o mofo.

 

2-Esvazie os guarda-roupas. Separe as roupas infectadas e também as mais antigas. Coloque- as para arejar, e se possível ao sol, a fim de matar grande parte dos fungos.

 

3-Em seguida, deixe de molho as roupas infectadas com produtos antimofo ou alvejantes por algumas horas (siga as instruções dos produtos para a concentração certa nas soluções com água), e lave-os em seguida. Lembre-se sempre de utilizar luvas, seguir as instruções de cuidado dos produtos e etiquetas das roupas,  ainda testar primeiro o produto em uma pequena área. Caso a mancha de mofo esteja há muitos anos no tecido, é provável que não seja totalmente eliminada, mesmo após a lavagem.

upload.jpg

4-Há diversas opções de produtos antimofo no mercado, e por serem amplamente testados na indústria, apresentam resultados mais seguros, rápidos e eficazes do que muitas receitas caseiras. Entre as opções estão: água sanitária com cloro (roupas brancas) e sem cloro (roupas coloridas), além de OMO Progress e Comfort.

 

5-Com os armários vazios e as roupas arejando, é hora de limpar as superfícies dos guarda-roupas. Não se esqueça das luvas e máscara para o rosto. Recomenda-se o uso de um pano em diluições de água sanitária, ou desinfetantes à base de cloreto de benzalcôneo, que matam os esporos e inibem o crescimento da maioria dos tipos de fungos por meses. 

 

6-Após a realização da limpeza geral, o ideal é colocar sachês

desumificadores de ar e antimofo junto às roupas, para reduzir a umidade do ar.

 

7-É importante eliminar qualquer tipo de infiltração que esteja ocorrendo nas paredes junto aos armários, a fim de combater a causa do problema e acabar de vez com a umidade e com o mofo.

 

 

 

 

 

Como eliminar manchas de mofo das paredes

upload.jpg

1-Caso tenha detectado mofo nas paredes da sua casa, é importante descobrir as causas da umidade, que favorecem o desenvolvimento dos fungos, para então acabar de uma vez com o mofo.

 

2-As causas podem ser inúmeras: desde infiltrações decorrentes de mal acabamento, falta de impermeabilização adequada até vazamentos no encanamento da propriedade. Por isso, antes de tudo, recomendamos consultar um profissional da área, para resolver o problema relacionado à elevada umidade, a fim de evitar o retrabalho e eliminar o mofo.

 

3-Profissional consultado. Casa Reformada. Problema resolvido. Hora de arregaçar as mangas e se preparar para a limpeza. Lembre-se sempre de seguir as instruções de cuidado dos produtos, conforme já mencionamos anteriormente.

 

4-Gostaríamos também de reforçar a importância do uso de luvas, máscara para o rosto e também uma proteção para os olhos. Todo cuidado é necessário para evitar o contato  direto com os esporos dos fungos. E não deixe de testar o produto primeiro em uma pequena área, antes de sua aplicação.

5-Tenha certeza que o local está bem arejado e ventilado, com janelas abertas e circulador de ar.

 

6-Prepare uma solução diluída com água sanitária (siga as instruções do produto quanto à correta concentração). Com uma escova com cerdas fortes, esfregue as manchas escuras, a fim de remover todos os esporos dos fungos. Utilize também produtos de limpeza antimofo como Cif, Dosmestos Beach spray e Vim (lembre-se dos cuidados mencionados acima em item 2), e passe um pano úmido para finalizar.

 

7-Área limpa de fungos? Então, está na hora de pintar as paredes com tintas antimofo, que têm agentes fungicidas e bactericidas para evitar a presença de microorganismos nas paredes. É importante seguir as instruções de uso, pois as tintas antimofo requerem cuidados especiais.

8-Agora que está livre do mofo, recomendamos o uso de um desumificador de ar para manter a temperatura ambiente adequada mesmo durante as temporadas de chuvas.

upload.jpg

Matéria da jornalista : Fabiana Pio

upload.png