Oposição ou Resistência ?

Em uma eleição tão polarizada, surgiram termos que me deixaram em dúvida. Devo ser oposição ao governo ou a resistência? Bem, primeiro devo entender o real significado dos termos dentro da política .

O que é Oposição ?

Contrário ao governo, que se opõe ao governo: partidos de oposição. Oposição (do latim oppositione) é ato ou efeito de se opor ou se colocar contra algo ou alguém. Em política especificamente, refere-se aos partidos políticos contrários ao governo.

O que é resistência ?

Movimento de resistência é o conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado.

O termo pode também se referir a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra uma autoridade constituída. Assim, movimentos de resistência podem incluir qualquer milícia armada que luta contra uma autoridade, governo ou administração estabelecida ou imposta.

O oposto da resistência, isto é, a colaboração com o invasor, é chamado de colaboracionismo.

Em um processo democrático o correto é ser oposição, fiscalizando as ações governamentais e mantendo a ordem dentro do país .


upload.png