Chiquinha Gonzaga

Quem era Chiquinha Gonzaga?

Nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847 , filha de mãe mestiça e pai branco, ao contrário do que todos imaginavam o pai casou-se legalmente com sua mãe e assumiu a paternidade dando a ela o sobrenome Gonzaga. Teve uma infância abastada e uma educação promissora , estudou piano e aos 11 anos de idade fez sua primeira composição, Canção dos Pastores que tem em sua letra versos de seu irmão.

Aos 16 anos, em 1863 casou-se com Jacinto Ribeiro do Amaral com quem teve 3 filhos , se separou dele aos 23 anos , e alguns anos depois teve a separação perpétua um século antes do divórcio ser considerado um direito civil.

Com temperamento apaixonado e rebelde sua vida não foi fácil, apòs a separação, sem apóio da fámila , teve que se sustentar sozinha, foi professora de piano e pianista em apresentações de conjuntos musicais.

No ano de 1877, uma de suas composições a música ‘Atraente’, foi publicada e com sucesso imediato acendendo seu nome na música, Chiquinha Gonzaga nascia como artista. Com apelo sedutor em suas composições , circulante de rodas boêmias, levando sua música a quem quisesse ouvir, a fez uma mulher não bem falada , afinal nossa maestra estava a frente do século que vivia, mesmo com temperamento forte , entre 1877 e 1885 passou a ser aclamado pelos seus fãs.

Ela foi uma revolucionária, ditou modas, fez com que a sociedade da época parasse e a ouvisse, através da música ela fez com que a mulher fosse ouvida por homens, aos 69 anos em 1917 foi uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais ao lado de renomados nomes como Oscar Guanabarino, Viriato Corrêa, Gastão Tojeiro, Bastos Tigre, Raul Pederneiras e Oduvaldo Vianna. Batalhou pela defesa dos direitos autorais.

Sua última composição foi “Maria” uma ópera escrita em 1934. Ela deixou quase 2000 composições de diferentes gêneros, teve papel fundamentas nas marchas do carnaval Carioca. Devido à grande batalha que teve em sua vida em ser reconhecida , ela foi ativa em movimentos sociais como : abolição da escravatura , Proclamação da Republica e no Movimento em que defendia o voto para mulheres , chamado no Reino Unido de Suffragist Movement.

Morre em 28 de fevereiro de 1935 Chiquinha Gonzaga, aos 87 anos. Deixou seu legado de empoderamento feminino em uma época em que a mulher não tinha direitos.


Visite o acervo da maestrina no link abaixo .

https://ims.com.br/titular-colecao/chiquinha-gonzaga/

Fonte: IMS.com.br , Wikipedia

Abaixo um vídeo onde você pode conhecer algumas de suas obras.

072d7d24a7de8457c743257e9027a5da.jpg